Prefeitura de Barbacena divulga o primeiro LIRAa de 2019


A Prefeitura de Barbacena, através da Secretaria Municipal de Saúde e Programas Sociais (Sesaps), realizou, de 13 a 18 de janeiro, o Levantamento Rápido do Índice de Infestação por Aedes Aegypti (LIRAa). Essa foi a primeira verificação de 2019 e registrou índice de 2,3 (médio risco), apresentando redução no número de focos em relação ao mesmo período do ano anterior, que havia apontado 3,3 no indicador.   

Os principais locais de infestação foram os bairros Jardim, Santa Tereza, Bom Pastor, Carmo, Vila dos Sargentos, São Geraldo e bairro do Campo, sendo os principais focos de infestação:  acúmulo de água em materiais encontrados em obras, latas e garrafas. Em alguns desses bairros, conforme aponta a Vigilância em Saúde do Município, os altos índices estão também relacionadas à recusa aos agentes - com o bairro Santa Tereza em destaque nessa questão. 

Também destacam-se, no primeiro LIRAa de 2019, os bairros São Francisco, Grogotó, Santa Maria, Funcionários, Santa Luzia, João Paulo II, Nossa Senhora Aparecida e Nove de Março. Nesses, os maiores focos foram em sucatas, latas, garrafas, caixas d'água e tambores.

A orientação da Vigilância em Saúde neste período é de limpar calhas, manter as piscinas limpas, caixas d'água tampadas, cascos de garrafas sempre viradas de boca para baixo, colocar área nos pratos das plantas, observar o quintal  e tudo aquilo que pode acumular água. Também é importante atenção às obras particulares, sobretudo com baldes, latas e demais materiais que acumulam água de chuva.


Busca de Notícias