Prefeitura aplica mais de 720 toneladas de asfalto em 42 quilômetros de ruas no mês de janeiro


O primeiro mês de 2019 foi de muito trabalho. Mesmo diante de uma crise financeira sem precedentes, com  uma dívida acumulada de mais de R$ 70 milhões do Estado ao Município, a Prefeitura de Barbacena, através da Secretaria Municipal de Obras Públicas (Semop) realizou em janeiro uma das maiores operações tapa-buracos da história da cidade, com mão de obra e recursos próprios, gerando uma economia significante aos cofres públicos. 

Durante o mês, a Semop aplicou mais de 720 toneladas de asfalto em 42 quilômetros de ruas, o que equivale a cerca de 50 cargas de caminhões em mais de 20% das vias asfaltadas da cidade. Pelo fato do trabalho ser realizado integralmente pelo Município, ainda há outro aspecto positivo:  é aproximadamente 70% mais barato a produção própria. A aplicação segue especificação técnica existente e a qualidade do asfalto é indiscutível, disse a Secretária Municipal de Obras Públicas, Giovana Zappa. 

Em 2018, a Secretaria Municipal de Obras Públicas realizou uma ampla reestruturação no órgão e, aguardando o fim do período chuvoso, iniciou, nos primeiros dias de 2019, a operação tapa-buracos em várias regiões da cidade. Para isso, foi também reativada a usina de asfalto na Pedreira Municipal, parada há mais de 12 anos, permitindo a fabricação própria de uma quantidade de asfalto suficiente para três frentes de trabalho.  

A operação tapa-buracos ainda continuará ao longo de todo o ano. O Prefeito Luis Álvaro está atento à demanda, tendo percorrido toda a cidade para verificar as condições das vias públicas. "Não é um problema de hoje. Barbacena é uma cidade que tem 350 quilômetros de vias e cerca de 70 sem qualquer pavimentação. Além disso, muitas das que foram pavimentadas sofrem com o desgaste e inúmeros buracos. É uma grande preocupação nossa. Mesmo diante da grave crise financeira, estamos conseguindo iniciar 2019 com obras em diversas frentes, sempre em prol do cidadão barbacenense", disse. 

Todo o trabalho pode ser acompanhado por diversos canais. A Secretaria de Obras conta com um Instagram que atualiza em tempo real o andamento dos serviços, um canal direto no site oficial do Município com atualizações diárias das obras e atividades de limpeza em andamento e, clicando aqui, você ainda consegue conferir o mapa atualizado com as ruas que, até o momento, receberam a operação tapa-buracos em 2019.


Busca de Notícias