Prefeitura de Barbacena reinaugura Escola Municipal Crispim de Paula Nésio


A Escola Municipal Crispim de Paula Nésio, no distrito Costas da Mantiqueira, iniciará o ano letivo em pleno funcionamento. A Prefeitura de Barbacena, através da Secretaria Municipal de Educação, reinaugurou a instituição de ensino, que atende a mais de 100 alunos da educação infantil ao nono ano, na manhã desta segunda-feira (18).    

Em agosto de 2018, as aulas haviam sido interrompidas em razão de fortes chuvas e ventos que destelharam e provocaram diversos danos estruturais à escola, que foi transferida para o prédio da associação da comunidade. Em um trabalho realizado em uma parceria entre o Município, a comunidade, o CONSEP de Correia de Almeida, a OMOPRUC, o Rotary, o Deputado Estadual Doorgal Andrada, entre outros envolvidos, toda a escola foi recuperada, com a reconstrução do telhado, paredes, piso, forro, iluminação e pintura. 

A Vice-prefeita de Barbacena, Angela Kilson, representando o Prefeito Luis Álvaro, ressaltou os esforços para a retomada das aulas. "O ano letivo de 2019 será iniciado com a escola funcionando integralmente. Isso é fruto do empenho de todos os parceiros que, juntamente com o Município, se mobilizaram para atuar em prol da comunidade". 

O Secretário Municipal de Educação, Luiz Carlos Rocha de Paula, também fez um agradecimento aos parceiros e destacou: "Em um trabalho de equipe e de pessoas generosas, emanadas de um espírito altruísta e de afeto, a escola foi reerguida e está pronta e acabada para receber novamente seus alunos, professores, direção, técnicos e servidores em geral para dar continuidade à arte do saber".

O Deputado Estadual Doorgal Andrada, que viabilizou recursos para a recuperação da instituição de ensino municipal, disse que está "à disposição para fazer outras parcerias e, como cidadão barbacenense, vim aqui para compartilhar bons momentos como este e vencer juntos as dificuldades".

Em um discurso emocionado, a diretora da escola, Márcia Otoni, enfatizou: "Parece um sonho o que estamos vivenciando. Vários dias se passaram desde o pesadelo ocorrido no dia 6 de agosto, em que a tristeza e o desespero se abateram em cada um de nós. Mas, desde então, engolimos o choro, arregaçamos as mangas e decidimos que colocaríamos nossa escola de pé novamente. Podemos tirar uma grande lição de tudo isso: pela educação, o homem é capaz de esquecer as diferenças e, como irmãos, se unirem na luta por um futuro melhor para nossas crianças e adolescentes. Obrigada a todos". 

Antes da inauguração, foi realizada uma missa solene na igreja da localidade, celebrada pelo Padre Alvim, e, em seguida, uma procissão, com a imagem de Nossa Senhora Aparecida à frente, em direção à escola. 


Busca de Notícias