Prefeitura divulga dias e horários da urgência odontológica na Santa Casa


A Prefeitura de Barbacena, através da Secretaria Municipal de Saúde e Programas Sociais (Sesaps), com o intuito de dar maior visibilidade ao tema, informa os dias e horários do serviço de urgência odontológica na Santa Casa de Misericórdia de Barbacena (SCMB).  

A iniciativa funciona às sextas-feiras, de 18h às 22h, e aos sábados, domingos e feriados, de 8h às 16h, garantindo, desta forma, que a população receba os cuidados necessários em um horário diferenciado. 

Somente no ano de 2018, foram realizados 3970 procedimentos pela equipe formada por três dentistas e três auxiliares de saúde bucal. "É um atendimento de referência e de grande importância para a população", diz o Secretário Municipal de Saúde, José Orleans da Costa. 

"O serviço ofertado é totalmente pelo SUS e realizamos atendimentos de traumas dento- alveolares, urgências endodônticas e periodontais, entre outras ocorrências de origem dental", esclarece a Coordenadora de Saúde Bucal do Município, Hilda Nalon.

"O atendimento de urgência odontológica do nosso município já está consolidado e é um orgulho a Santa Casa fazer parte dessa história", finaliza o diretor da SCMB, Flávio Maluf.

As pessoas que necessitam dos cuidados de urgência odontológica podem se dirigir à recepção ou ir diretamente à unidade de saúde bucal da Santa Casa (entrada lateral). O endereço é Rua Padre Toledo, s/n, no bairro São Sebastião.

Atendimento odontológico variado - A urgência odontológica complementa os diversos serviços da área no Município. Barbacena conta atualmente com 10 equipes de Saúde Bucal, inseridas no programa Estratégia de Saúde da Família, atendendo de segunda a sexta-feira, de 7h às 11h e de 13h às 17h, nas Unidades Básicas de Saúde do Carmo, Santa Cecília, Funcionários, Santa Efigênia, Vilela, Grogotó, São Pedro/CAIC, Pinheiro Grosso, Correia de Almeida e Nova Suíça. 

O Centro de Especialidades Multiprofissional, localizado próximo ao Hospital Ibiapaba, também apresenta uma atenção especializada na área de odontologia, atendendo a pacientes especiais (neurológicos, oncológicos, portadores de HIV/AIDS), hepatites, tuberculose e sífilis) e pacientes em situação de rua. Também são realizadas biópsias, cirurgias de freios bucais e tratamento endodôntico. 

O Município ainda realiza atenção e cuidados no Centro de Terapia Intensiva (CTI) da Santa Casa, voltado para pacientes com indicação de intervenção odontológica, visando garantir um atendimento multidisciplinar qualificado.


Busca de Notícias