Prefeitura e parceiros iniciam preparativos para o Mês da Água


O mês de março, desde 1992, é marcado pelo Dia Mundial da Água, no dia 22, data que tem o objetivo de alertar a população sobre a importância da preservação da água para a sobrevivência de todos os ecossistemas do planeta. A Prefeitura de Barbacena, através do Serviço de Água e Saneamento (SAS) e do Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural (Sedru), em parceria com o Instituto Estadual de Florestas (IEF) e a paróquia de Senhora das Dores, começou a desenvolver os preparativos para os trabalhos do mês. 

O Diretor Geral do SAS, Bruno Mota, o Secretário de Desenvolvimento Rural, Illson Guilherme de Sá (Tererê), o representante do IEF, Edmilson da Silva, e o pároco Joaquim Diego de Melo visitaram, na última semana, com o objetivo de definir as ações para março, as nascentes (inclusive a do Rio das Mortes) do distrito de Senhora das Dores, onde será realizado um trabalho da recomposição da mata ciliar, plantio de mudas, e cercamento de propriedades que abrigam nascentes. 

Por meio dessa parceria, o IEF disponibilizará para os proprietários dos terrenos mourões para cerca, arame e grampo para realizar o cercamento das nascentes. Sendo assim, o Município pede para que, quem tenha uma nascente em área própria, que procure o IEF para fazer um cadastro para o recebimento dos materiais. É importante que isso parta dos próprios proprietários, conforme orientação do Instituto.

Em 2019, o SAS e os demais envolvidos celebrarão o Mês da Água nos distritos de Barbacena. Em Senhora das Dores, além dessa preservação das nascentes, será inaugurado o sistema de filtro que está sendo instalado na comunidade. E, em Correia de Almeida, será entregue para a população a reforma da Estação de Tratamento de Água (ETA) do local.   


Busca de Notícias