Município entrega ajuda humanitária às pessoas atingidas pelas chuvas


A Prefeitura de Barbacena, através da Subsecretaria de Programas Sociais, realizou, na tarde desta quarta-feira (27), a entrega de ajuda humanitária, solicitada à Defesa Civil Estadual, aos barbacenenses dos bairros atingidos pelas fortes chuvas do dia 20 de fevereiro. 

A entrega foi destinada a moradores dos bairros Santa Maria (onde houve maior incidência de pessoas atingidas), Greenville e Nove de Março. Segundo o Subsecretário de Programas Sociais, Luiz Henrique Alves Donato, 'a Defesa Civil Estadual, conforme encaminhamento da representação regional na 13ª Região da Polícia Militar, atendeu prontamente à solicitação da Subsecretaria, fornecendo 35 kits para as pessoas atingidas'. Os kits foram retirados pelo próprio setor de programas sociais do município em Belo Horizonte e são compostos por 35 colchões, 35 kits d'água (cada um com 12 garrafas de 250 ml), 35 kits higiene, 35 cestas básicas e 35 kits com roupas de cama.

A Subsecretaria de Programas Sociais também contou com o apoio, em seu trabalho de atendimento à população atingida, da Unidade Básica de Saúde Nove de Março. E, por meio de uma equipe de emergência e calamidade pública, composta por técnicos e especialistas, a Subsecretaria ainda trabalhou conjuntamente com o efetivo do CREAS, na região do Santa Maria e no Greenville, e também do CRAS Nova Cidade, no bairro Nova Cidade.

O Prefeito Luis Álvaro assinou decreto de Estado de Emergência na última sexta-feira (21), sendo publicado no Diário Oficial Eletrônico do Município na segunda-feira (25). Por meio de uma força-tarefa, formada pelas equipes da Secretaria Municipal de Obras Públicas (Semop), Secretaria Municipal de Saúde e Programas Sociais (Sesaps), Secretaria Municipal de Governo (Segov), Gabinete do Prefeito, Serviço de Água e Saneamento (SAS), Defesa Civil, Guarda Civil Municipal, em parceria com instituições locais,  a Prefeitura está atuando, desde a noite de quarta-feira (20), para atender às ocorrências das fortes chuvas que caíram sobre a cidade, na ordem de mais de 70 milímetros no horário de pico. 

Na quinta-feira (21), foi montado, na Sede da 13ª Região da Polícia Militar, o Sistema de Comando em Operações (SCO), com a participação dos órgãos envolvidos. O objetivo do SCO foi reunir dados do que a chuva causou em Barbacena e definir diretrizes para cada órgão sanar os transtornos causados. Além de alagamentos em vários pontos da cidade, cerca de 30 pessoas ficaram desalojadas e mais 33 pessoas foram afetadas.


Busca de Notícias