Novo projeto do canil da Guarda Civil Municipal leva alegria a lar de idosos


A Prefeitura de Barbacena, através do canil da Guarda Civil Municipal (GCM), em parceria com o programa Melhor em Casa da Secretaria Municipal de Saúde (Sesaps), deu início a um novo projeto de cinoterapia, visando levar mais alegria aos moradores da Instituição de Longa Permanência para Idosos (ILPI) na Sociedade São Miguel Arcanjo.

A cada 15 dias, por duas horas, a equipe responsável pelo canil da GCM, com a cadelinha Jessy, promoverá diversas atividades voltadas para o desenvolvimento psicológico e físico dos moradores. A primeira visita foi na manhã desta segunda-feira (11).

A iniciativa foi idealizada pela psicóloga do programa Melhor em Casa, Patrícia Nery, que já realiza o acompanhamento dos moradores. "É uma iniciativa que contribui de várias formas, como a afetividade e socialização das pessoas idosas, sendo um facilitador para a conversa, o afeto, o vínculo. Também incentiva a parte física,  motivando os idosos a se exercitar".

Conforme destaca o Guarda Municipal Rogério Otaviano, que também é adestrador,  "não vamos lá para ensinar.  Vamos para aprender e retribuir. Tivemos uma recepção calorosa em nossa primeira ida e vamos sempre buscar fomentar esse interesse pelos animais, com diversas atividades em benefício de todos".

A próxima visita do projeto está programada para o dia 25 de março. 

A  Instituição de Longa Permanência para Idosos foi inaugurada em abril de 2018, em uma parceria entre a Prefeitura de Barbacena, a Sociedade São Miguel Arcanjo e diversos parceiros. O local conta com uma ampla equipe de assistência, composta por enfermeiro, técnicos de enfermagem, assistente social, profissional de limpeza, cozinheiro, além de nutricionista, médico, dentista e psicólogo. A ILPI é marcada por uma experiência inovadora: é uma das únicas no país que une os idosos e as crianças que estudam e/ou são abrigadas no local, permitindo a troca de experiência e carinho, beneficiando os dois grupos.


Busca de Notícias