No Dia Mundial da Água, ação social em Senhora das Dores tem inauguração e plantio de mudas


22 de março (sexta-feira) foi o Dia Mundial da Água, voltado à discussão sobre os temas relacionados ao bem natural. Para marcar a data, a Prefeitura de Barbacena, através do Serviço de Água e Saneamento (SAS), e os parceiros, realizaram ação social no distrito de Senhora das Dores.

O evento integrou o Mês da Água, que conta com atividades e palestras nas escolas; visitas, levantamento e catalogação das nascentes; bem como atividades socioambientais, educativas e culturais no Parque Museu Casa de Marcier.

Na sexta-feira, em razão das chuvas ao longo do dia, a ação foi transferida para a Escola Municipal Monsenhor Lopes, onde aconteceu uma série de atividades com a participação das equipes do SAS, Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural, Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) e Vigilância Epidemiológica da Sesaps, paróquia de Senhora das Dores, OAB, Grupo Escoteiro do Ar Guardião da Mantiqueira, Polícia Militar do Meio Ambiente. 

Na oportunidade, foram plantadas mudas de árvores na escola, com a presença dos alunos da instituição. Além disso, houve a inauguração de sistema de abastecimento de água de Senhora das Dores, que contou com reforma geral, instalação de filtro e reservatório, com capacidade de 15 mil litros, totalmente automatizado e conectada ao Centro de Controle Operacional (CCO) na sede da autarquia.

A Vice-prefeita Angela Kilson, representando o Prefeito Luis Álvaro, destacou a importância da iniciativa: "Já passamos dos 7 bilhões de habitantes no planeta. Cada vez mais aumenta a demanda de água, então é hora de ampliar nossos esforços em economizar e evitar o desperdício. Por isso, é importante agir diariamente, com responsabilidade, buscando preservar esse recurso".

O Diretor Geral do SAS, Bruno Mota, salientou as ações implementadas no distrito em prol da preservação da água. "Com recursos e mão de obra próprios, atendemos à demanda da comunidade para melhorar o sistema abastecimento de água na comunidade", disse. Já o Vice-diretor do SAS, Ailton Vidal, agradeceu a todos os envolvidos, "em especial aos servidores do SAS".

Na oportunidade, também falaram o Secretário Municipal de Desenvolvimento Rural, Ilson Guilherme de Sá (Tererê), a Diretora de Meio Ambiente do SAS, Rachel Tré, o pároco Joaquim Diego de Melo, e a Diretora da Escola Municipal Monsenhor Lopes, Helen Castro.


Busca de Notícias