Campanha de vacinação contra a gripe começa no dia 10 de abril em Barbacena


Inserida no Programa Nacional de Imunização (PNI),  Barbacena promove, a partir do dia 10 de abril, a  21ª Campanha Nacional de Vacinação Contra a Influenza (Gripe).  Todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município e a central de vacinação vão realizar a imunização da população. Além disso, o dia 4 de maio (sábado) será marcado pelo "Dia D" de mobilização. A campanha irá até o dia 31 de maio.

Em Barbacena, o público-alvo é de 35.930 pessoas e a meta é de vacinar 90% dessa população. Além  de  indivíduos  com  60  anos  ou  mais, devem ser vacinadas  as  crianças  na  faixa  etária  de  6  meses  até  5  anos, 11  meses  e 29  dias,  as  gestantes,  as  puérperas  (até  45  dias  após  o  parto),  os trabalhadores  da  saúde,  os  professores  das  escolas  públicas  e  privadas,  os povos  indígenas,  os  grupos  portadores  de  doenças  crônicas  não  transmissíveis  e outras  condições  clínicas  especiais,  os  adolescentes  e  jovens  de  12  a  21  anos de  idade  sob  medidas  socioeducativas,  a  população  privada  de  liberdade  e  os funcionários  do  sistema  prisional.

Conforme informe do Ministério da Saúde, a estratégia de vacinação considerará momentos específicos para a  mobilização da população: no período de 10 a 19 de abril, haverá a  vacinação  contra  influenza,  em todo  país, de  crianças  de  6  meses  até  5  anos,  11  meses  e  29 dias  e  gestantes,  e também  ocorrerá  a  atualização  da  Caderneta de  Vacinação,  conforme  a  situação  encontrada  e  as indicações do Calendário  Nacional  de  Vacinação.

Já no período de 22 de abril a 31 de maio, a vacinação contemplará todos os grupos prioritários em todo o país e, bem como ocorrerá a atualização da Caderneta de Vacinação de crianças de 6 meses até 5 anos, 11 meses e 29 dias e gestantes, conforme a situação vacinal encontrada e as indicações do Calendário Nacional de Vacinação.

Campanha foi antecipada - O início da 21ª Campanha Nacional de Vacinação contra o Influenza foi antecipado para o dia 10 de abril, após articulação do Ministério da Saúde com o Instituto Butantan, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).

A partir de 25 de março, terá início a distribuição da vacina influenza para as Unidades Federadas de maneira gradual, até atingir 36 milhões de doses para o início da campanha, em 10 de abril. É importante destacar que nos últimos três anos a meta de 90% não foi alcançada nos grupos de crianças e gestantes.


Busca de Notícias