Prefeitura divulga programação especial de vacinação contra a gripe na zona rural


Dentro do Programa Nacional de Imunização (PNI), Barbacena inicia, nesta quarta-feira (10), a 21ª Campanha Nacional de Vacinação Contra a Influenza (Gripe), que acontecerá em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município, com o Dia D marcado para 4 de maio.

Em Barbacena, o público-alvo é de 35.930 pessoas e a meta é vacinar, pelo menos, 90% dessa população até o dia 31 de maio, data de encerramento. Com o objetivo de alcançar ainda mais pessoas, a Sesaps preparou um calendário especial para atender à zona rural (veja na arte ao final da matéria). 

Além das crianças de seis meses a menores de seis anos, integram o público-alvo pessoas com 60 anos ou mais, trabalhadores de saúde, povos indígenas, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), professores de escolas públicas e privadas, população privada de liberdade e os funcionários do sistema prisional, portadores de doenças crônicas, adolescentes e jovens sob medidas socioeducativas (12 a 21 anos).

As pessoas portadoras de doenças crônicas não-transmissíveis ou com outras condições clínicas especiais também devem se vacinar. Para esse grupo, não há meta específica de vacinação, porém devem apresentar obrigatoriamente declaração médica comprobatória da condição no ato da vacinação.

A vacinação contra a gripe está contraindicada para pessoas com história de alergia a ovo de galinha e seus derivados, assim como a qualquer componente da vacina, e para pessoas que apresentaram reações anafiláticas graves a doses anteriores. Para as crianças de 6 meses a menores de 3 anos, que nunca foram vacinadas, a vacinação é feita em duas doses, com intervalo de 30 dias entre elas.

Veja a programação completa, com a zona rural inclusa: 


Busca de Notícias