1º Workshop de Engenharia e Arquitetura atrai centenas de profissionais


A Prefeitura de Barbacena, através da Secretaria Municipal de Obras Públicas (Semop), promoveu, na tarde desta quinta-feira (16), o  1º Workshop de Engenharia e Arquitetura, evento gratuito voltado para profissionais da área de construção civil, sejam eles da iniciativa pública ou privada.     

O evento foi realizado no teatro do Colégio Estadual e superou expectativas: mais de 200 profissionais da área participaram do workshop. A Chefe do Gabiente do Prefeito, Cacilda Araújo, deu as boas vindas ao público presente. “É notório todo o compromisso e transparência que a atual administração vem impondo aos seus serviços, numa demonstração inequívoca de que aqui tudo é público e voltado para a coletividade” afirmou.

A iniciativa contou com apresentação da Secretária Municipal de Obras Públicas, Giovana Zappa Barbosa; do Prefeito Luis Álvaro; do analista do Ministério Público, Dante Mendes Bianchetti Filho; do titular do 2º Ofício de Registro de Imóveis da Comarca de Barbacena, Flavio Augusto Silva de Oliveira Costa; do membro do Conselho Municipal do Patrimônio Histórico e Artístico (Compha), Waldir Damasceno; e do Secretário Municipal de Trânsito e Mobilidade Urbana, Samuel de Tarso Paiva Bernardes.

A Secretária Municipal de Obras Públicas, Giovana Zappa Barbosa, apresentou um balanço de todo o trabalho desenvolvido pelo órgão, seu avanço e melhorias internas e externas. Na oportunidade, lançou ainda a nova página online da Semop, no endereço http://barbacena.mg.gov.br/semop/, um espaço completo com informações sobre a secretaria, os serviços públicos em andamento (obras, capina e coleta), os serviços gerais (projetos de arquitetura, parcelamento do solo e orientações para obras) e os resultados das ações realizadas nestes dois anos à frente da Semop.

A Secretária, em sua explanação de duas horas, também destacou para o público presente sobre importantes questões como desenho técnico, apresentação, ocupação do solo, quadro de áreas, projetos de loteamentos e condomínios, altimetria de construções, entre outros. "Nós sabemos o preço que é a cidade ter 70 quilômetros de ruas de terra e loteamentos irregulares, gerando uma demanda de trabalho enorme. Por isso, uma iniciativa como essa é tão importante para que os profissionais da área entendam nossas demandas e possam colaborar com o desenvolvimento da cidade".

O Prefeito Luis Álvaro, que é engenheiro civil, falou sobre os desafios da atual gestão e dificuldades financeiras, a mudança de mentalidade e paradigma na forma de trabalho da administração e sobre os objetivos para o futuro. “Estamos buscando organizar a cidade com o pensamento não apenas em amanhã, mas também daqui a 10, 15 anos. Nós temos um planejamento para a cidade, a curto, médio e longo prazo, pensando em como queremos o município no futuro”.

Em seguida, o analista do Ministério Público, Dante Mendes Bianchetti Filho, ressaltou a respeito das questões legais envolvendo as construções; do titular do 2º Ofício de Registro de Imóveis da Comarca de Barbacena, Flavio Augusto Silva de Oliveira Costa, enfatizou o registro cartorário e a importância da parceria com a Prefeitura; o membro do Conselho Municipal do Patrimônio Histórico e Artístico (Compha), Waldir Damasceno, fez um apanhado dos monumentos locais e a importância de preservá-los; e o Secretário Municipal de Trânsito e Mobilidade Urbana, Samuel de Tarso Paiva Bernardes, ressaltou a interferência das construções sobre o trânsito local e a relevância de estudo técnico relacionado ao impacto na mobilidade urbana.

O evento também contou com a presença da Secretária Municipal de Governo, Marcela Zaidan; do Secretário Municipal de Planejamento, Aderbal Neves Calmeto; do Secretário Municipal de Saúde e Programas Sociais, José Orleans da Costa; do Secretário Municipal de Educação, Desporto e Cultura, Luiz Carlos Rocha de Paula; do Diretor Geral do SAS, Bruno Mota; além de representantes de diversos órgãos do município, do Legislativo, Judiciário e entidades relacionadas à engenharia e arquitetura.


Busca de Notícias