Barbacena promove Dia D de vacinação antirrábica rural neste sábado


A Prefeitura de Barbacena, através da Secretaria Municipal de Saúde e Programas Sociais (Sesaps), realiza, neste sábado (18), a primeira etapa da Campanha de Vacinação Antirrábica de 2019, com início nas unidades de saúde dos distritos Colônia Rodrigo Silva/Guido Roman, Correia de Almeida, Pinheiro Grosso, Senhora das Dores e Ponte do Cosme. 

No Guido Roman, a vacinação ocorre de 8h às 11h e, de 13h às 17h, na Colônia Rodrigo Silva, próximo ao campo de futebol. Já nos distritos do Correia de Almeida, Pinheiro Grosso, Senhora das Dores e Ponte do Cosme, das 13h às 17h. 

As doses são gratuitas e protege os animais contra a doença, que é fatal. Ela é causada por um vírus que acomete mamíferos, como cães e gatos, bois, cavalos, porcos, morcegos. Também pode ser transmitida ao homem por meio de mordidas, arranhões, unhadas ou lambidas de animais doentes. 

Para a vacinação, recomenda-se levar os cães contidos por corrente ou guia e, de preferência, conduzidos por adultos. Os gatos devem ser levados em gaiolas, transportadores, enrolados em mantas ou em sacos de linhagem. Depois de vacinados, os animais não devem ser submetidos a esforços físicos. As cadelas e gatas prenhas também devem tomar a vacina.

A programação da etapa na zona urbana será divulgada no início da próxima semana. 


Busca de Notícias