Cerimônia militar marca o aniversário de 70 anos da Epcar


A  Escola Preparatória de Cadetes do Ar  (Epcar) realizou, na manhã desta terça-feira (21), cerimônia militar alusiva ao aniversário de 70 anos da instituição. Presidida pelo Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Antonio Carlos Moretti Bermudez,  o evento contou com a presença de diversas autoridades, entre elas o Prefeito Luis Álvaro e a Vice-prefeita Angela Kilson, além de alunos da primeira turma formada na instituição, a Turma Pioneira de 1949.

A instituição de ensino, conhecida como Nascente do Poder Aéreo, foi criada com a missão de preparar jovens que almejam ingressar no Curso de Formação de Oficiais Aviadores, da Academia da Força Aérea (AFA), em Pirassununga (SP). Desde a sua concepção, em 1949, já formou mais de 17 mil alunos.  

O Prefeito Luis Álvaro ressaltou a importância da escola para o município. "A Epcar é reconhecida em todo Brasil e leva o nome de Barbacena consigo. Além de receber uma educação de qualidade, o aluno obtém vivência e experiência  diferenciadas. Por isso, só temos a agradecer à instituição pela marca que deixa na cidade". 

Durante a solenidade, houve desfile militar com tropas da unidade e hasteamento de bandeiras, além de discurso do Comandante da EPCAR, Brigadeiro do Ar Mauro Bellintani.

Após a solenidade foi realizada a inauguração da sala histórica Professor Fernando Victor, que conta toda a história e transformações da Epcar.  Também foi lançado pelos Correios selo e carimbo personalizados em alusão ao septuagésimo aniversário da Escola. O selo fará parte do acervo do Museu Nacional Honestino Guimarães, em Brasília.

As comemorações alusivas aos 70 anos da Epcar prosseguem até o final de semana.


Busca de Notícias