Museu da Loucura apresenta exposição itinerante a partir desta sexta-feira


O Museu da Loucura apresenta, a partir desta sexta-feira (24), a exposição itinerante “Módulo Fotográfico: Memória da Loucura”, apresentando imagens que documentam a trajetória da assistência psiquiátrica do país, iniciando pelo Rio de Janeiro. A mostra será inaugurada às 10h e ficará aberta para visitação até o dia 28 de junho.

A iniciativa conta com a parceria do Centro Cultural do Ministério da Saúde e apoio da Prefeitura de Barbacena, através da Subsecretaria de Cultura, Desporto e Turismo.

O Módulo Fotográfico: Memória da Loucura reúne parte da trajetória da história da Psiquiatria no Brasil. As fotos representam um panorama de descuido e isolamento. Nem a inauguração do Hospício de Pedro II em 1852, na Praia Vermelha, Rio de Janeiro, foi suficiente para resolver o problema do enorme número de pacientes que vinham de todo o território nacional. Em cinco anos a superlotação fez com que o atendimento se degradasse e as instalações ficassem precárias e descuidadas e as condições desumanas dos serviços de saúde mental prevaleceram por mais algumas décadas.

O Museu da Loucura funciona na Rua 14 de Agosto, s/n, no bairro Floresta.


Busca de Notícias