17ª Semana dos Museus em Barbacena


Barbacena foi uma das 90 cidades mineiras que desenvolveu atividades na 17ª Semana Nacional de Museus, coordenada pelo Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM), no período de 13 a 19 de maio, com o tema “Museus como Núcleos Cuturais: O Futuro das Tradições”. Nessa edição, 1.114 instituições de cultura de todo o país ofereceram ao público 3.222 atividades especiais.

O Parque Museu Casa de Marcier e o Projeto Roda Viva dos Museus desenvolveram 34 atividades e receberam 498 visitantes, entre os dias 13 e 24 de maio. 

Durante a semana festiva, o público assistiu a palestras interligadas à história da origem dos museus e sua função social moderna, à evolução das artes e sobre a vida e obra do pintor Emeric Marcier.

Diversas atividades como visitas mediadas, rodas de conversa, cine verde, oficinas, ações educativas e socioambientais despertaram a curiosidade, novos interesses e conhecimentos, dos estudantes com faixa etária compreendida entre 3 e 18 anos, de onze escolas da cidade. 

O Projeto Roda Viva dos Museus apresentou os dois novos projetos da Casa de Marcier: “Projeto Ver De Olhar” e “Projeto Memórias Viajantes”, desenvolvidos, respectivamente, em parceria com os fotógrafos barbacenenses Deliane Dani, Silvana Sfredo e Wagner Rocha e com os alunos e professores da Escola Municipal Padre Sinfrônio de Castro, que comemora 60 anos. 

Na Casa de Marcier, a Exposição Fotográfica “Há poesia no cotidiano”, que pôde ser vista até a última sexta-feira, 24 de maio, reuniu 38 fotografias produzidas pelos alunos do 7º Ano do Ensino Fundamental, da Escola Municipal Sebastião Francisco do Vale, retratando diversos olhares de cenas do dia a dia familiar, na escola e em diversos espaços urbanos que frequentam.  

Participaram da Oficina de Fotografia Criativa, do “Projeto Ver De Olhar”, cerca de 150 alunos da Escola Municipal Monsenhor Lopes, Escola Municipal Professora Yayá Moreira, Escola Municipal Sebastião Francisco do Vale e do SESI Barbacena Oscar Magalhães Ferreira. 

No encerramento da Semana de Museus, houve uma apresentação poético-musical dos alunos do 2º Ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal Padre Sinfrônio de Castro, com o tema “Memórias Viajantes: Encontro de Tradições e Cultura, na Arena Marcier.  

Na realização das atividades socioambientais, o Parque Museu Casa de Marcier trabalhou em parceria com a equipe da Diretoria de Meio Ambiente do Serviço de Água e Saneamento e teve o apoio da Guarda Civil Municipal.

As onze escolas que participaram do evento desenvolverão novos projetos em parceria com o Roda Viva dos Museus, que serão apresentados no decorrer do ano de 2019 e durante a programação da 13ª Primavera de Museus, no próximo mês de setembro. 


Busca de Notícias