Município recebe assessoria e monitoramento na área de alimentação escolar


O Município de Barbacena foi selecionado pelo FNDE - Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação e recebeu, de segunda (10) até esta quinta-feira (13), assessoria e monitoramento na área de alimentação escolar.

O início da assessoria foi marcado por encontro na segunda-feira, onde reuniram-se as agentes do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) do Centro Colaborador em Alimentação e Nutrição do Escolar (Cecane) da Universidade Federal de Viçosa, Daniela Saraiva e Vanessa Rosa; o Secretário Municipal de Educação, Luiz Carlos Rocha de Paula; representantes do Conselho de Alimentação Escolar (CAE), Gerente da Merenda Escolar, nutricionistas representantes da agricultura familiar, setor de compras e outros envolvidos na alimentação escolar.

Durante a semana, foram desenvolvidas ações pelas agentes do PNAE visando prestar apoio técnico e operacional para melhor execução do PNAE no município. Na assessoria, foram analisados documentos relacionados à compra dos alimentos (processo licitatório, chamada pública, notas fiscais, entre outros), visitadas cinco escolas municipais e uma estadual e realizadas reuniões específicas com o CAE, Agricultura Familiar, nutricionistas e reunião final com todos atores para repasse de orientações e entrega de relatório gerado pelo sistema PNAE.

Nesta quinta-feira, foi realizado um Curso de Formação para os atores sociais do PNAE, no Centro Administrativo Conde de Prados, em que participaram municípios do entorno de Barbacena, com seus representantes da alimentação escolar, com o objetivo de repassar informações sobre atuação dos diversos atores do PNAE e troca de experiências entre os municípios.

Conforme destaca o Secretário Municipal de Educação, Luiz Carlos Rocha de Paula, a assessoria contribuiu para orientar todos os atores envolvidos, detectar o que precisa ser corrigido e oferecer sugestões para a resolução de problemas. “Foi de grande importância essa assessoria para o município, uma vez que deu subsídios para que Barbacena caminhe com mais segurança no que tange à merenda escolar”.


Busca de Notícias