Professores da rede municipal preparam-se para Olimpíada de Língua Portuguesa


Professores da rede municipal de ensino estiveram reunidos na última quarta-feira (19), na Escola Municipal Crispim Bias Fortes, no distrito de São Sebastião do Torres, em preparação para a Olimpíada da Língua Portuguesa (OLP). Na oportunidade, por iniciativa do gestor da escola, Ramon Braga, os educadores participaram de uma conversa e de uma oficina com a professora e escritora, vencedora duas vezes da OLP, Maria Inês Resende.

Na conversa, foram tratados aspectos inerentes a uma boa produção de textos nos diversos gêneros, utilizando o bom humor e a autoestima como pressupostos na busca pelo interesse e ampliação de habilidades do aluno para escrever e desenvolver o amor pela escrita. Conforme destaca o Secretário Municipal de Educação, Desporto e Cultura, Luiz Carlos Rocha de Paula, "María Inês foi fundamental para o estímulo e mobilização dos professores que farão as atividades na sala de aula. O amor e a confiança na profissão foi o mote do encontro". 

Os participantes, ao final, receberam certificados de participação.

Em 2019, a Olimpíada de Língua Portuguesa vai homenagear a escritora Conceição Evaristo. A novidade deste ano é a inclusão do gênero textual documentário para alunos do 1º e 2º anos do Ensino Médio. As demais categorias são poema (5º ano), memórias literárias (6º e 7º), crônica (8º e 9º) e artigo de opinião (3º ano do Ensino Médio). Os professores também participam do concurso por meio do Relato de Prática, no qual registram suas experiências com a realização das oficinas, descrevendo aprendizagens, descobertas, desafios e reflexões.  


Busca de Notícias