Alunos de Barbacena participam de formatura do Proerd


Cerca de 400 alunos do 5º ano do ensino fundamental da rede municipal, estadual e particular, professores e familiares lotaram o cinema da Epcar na manhã desta sexta-feira (5) na formatura do Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd), desenvolvido pela Polícia Militar de Minas Gerais.

Na solenidade, estudantes das Escola Municipais José Felipe Sad e Tony Marcos de Andrade, Colégio Tiradentes da PMMG, Colégio São Francisco de Assis, Colégio Passionista Santa Luzia e Escolas Estaduais Bias Fortes, Adelaide Bias Fortes e São Miguel receberam diploma de conclusão do curso, que visa, basicamente a prevenção ao uso de drogas, atingindo crianças na faixa etária entre 9 e 12 anos, com técnicas centradas na resistência a qualquer tipo de droga.   

"Luz, câmera, ação" é um dos jargões do Proerd, repetido diversas vezes durante a cerimônia pelos alunos animados. Em clima de descontração, os jovens também cantaram e dançaram o  "hino" da iniciativa, que resume o propósito do programa. 

A Prefeita de Barbacena em exercício, Angela Kilson, parabenizou os formandos e destacou a importância do projeto: "É fundamental trabalhar com prevenção e o Proerd é um trabalho diferenciado que prepara as crianças para fazerem escolhas seguras, saudáveis e responsáveis nas suas vidas".

O Secretário Municipal de Educação, Desporto e Cultura, Luiz Carlos de Rocha,  enfatizou que "o Proerd ensina a resistir às influências negativas quanto aos temas de drogas e violência. Cumprimentamos a Polícia Militar do Estado de Minas Gerais e toda a estrutura do Proerd, que contribui de forma proeminente com a educação de nosso município".

Um pouco de história

O Proerd começou como um programa de parceria entre o Departamento de Polícia de Los Angeles e o Distrito Escolar daquela cidade, recebendo o nome de D.A.R.E. Este esforço cooperativo foi guiado em dados estatísticos que mostraram alta eficiência em programas de prevenção baseados na tomada de decisões, estabelecimentos de valores, resolução de problemas e estilos de vida positivos.

O programa educacional de resistência às drogas e à violência, desenvolvido em Barbacena pela Polícia Militar, tem parceria da Secretaria de Educação, e consiste num esforço cooperativo da Polícia Militar, Escola e Família oferecendo atividades educacionais em sala de aula, durante um semestre letivo, objetivando prevenir o uso de drogas e o uso da violência entre crianças e adolescentes. Todo o curso é gratuito para os estudantes.


Busca de Notícias