Vigilância divulga boletim epidemiológico de monitoramento de casos de dengue


A Prefeitura de Barbacena, através da Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde e Programas Sociais (Sesaps), com o intuito de dar transparência, divulgar e atualizar sobre as informações referentes às doenças relacionadas ao Aedes Aegypti, apresenta o boletim epidemiológico número 27 do ano de 2019, com as informações coletadas do Sistema de Informação SINAN-NET.

Minas Gerais vive neste ano um dos maiores surtos de dengue de década, superando, nos seis primeiros meses, os anos epidêmicos de 2010 e 2013, com 427.585 casos prováveis da doença (atrás apenas de 2016, que registrou 517.830 casos prováveis). Em 2016, Barbacena também foi acometida pela epidemia que ocorreu no estado, registrando 2774 casos. Já nos demais anos, Barbacena, na contramão do Estado, permaneceu com o indicador dentro da incidência esperada, com 41 casos  confirmados, além de 2 casos Chikungunya no município.

A Vigilância em Saúde destaca que as ações de controle da Dengue, Zika e Chikungunya são permanentes, ocorrendo durante todo o ano. Devido a situação de Alerta no município por causa do surto de dengue no estado de Minas, a Secretaria de Saúde vem constantemente promovendo ações de enfrentamento e controle contra o Aedes, tais como: contratação de novos agentes de combate a endemias para fortalecer a cobertura de prevenção; intensificar as visitas domiciliares; promover blitzes educativas; mutirões de limpeza; palestras informativas; apresentações teatrais com a temática de prevenção contra a dengue; dentre outras. A proposta é estimular a corresponsabilidade do cidadão na prevenção e promoção da saúde.

Atualmente, Barbacena conta com 61 agentes de endemias atuando em 41 bairros da cidade, alcançando 54.731 imóveis. Destes, são 48 agentes em campo, 2 na zoonoses, um técnico de laboratório, 3 no Fumacê, um administrativo, um supervisor geral e 5 supervisores de campo.   

O boletim epidemiológico de monitoramento dos casos de dengue você pode ler na íntegra clicando aqui.

Vigilância em Saúde
Rua João Moreira Vidigal, nº 50 - Bairro Caminho Novo
(32) 3339-2189


Busca de Notícias