Município monta força-tarefa para capturar lobo-guará


Começou hoje uma força-tarefa, formada por diversos órgãos do Município, com o objetivo de garantir a captura, em segurança, do lobo-guará avistado no final de semana na cidade, no período noturno, na região do Pontilhão.  

É importante que a população colabore com a iniciativa. Caso o animal seja avistado, não se aproxime do bicho e nem tente montar armadilha ou algo semelhante. Em seguida, entre em contato com o Corpo de Bombeiros, através do telefone 193, que já está de prontidão para o acionamento dos membros da força-tarefa. 

O objetivo principal da operação é garantir a integridade da população e do animal silvestre, que, após capturado, será devidamente encaminhado ao Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas), em Juiz de Fora. 

Lobos-guarás não são agressivos e têm hábitos principalmente noturnos. O animal pode ter se deslocado para dentro da cidade em decorrência de queimadas, diminuição de seu habitat natural, entre diversos outros motivos. Além disso, se deslocam vários quilômetros em um único dia, em condições de saúde ideais. A espécie têm alimentação variada, onívora, baseada em pequenos animais e frutas. O lobo-guará é considerado um dos símbolos da biodiversidade brasileira, sendo endêmico da América do Sul.

Participam da força-tarefa a Prefeitura, com Guarda Civil Municipal, Vigilância em Saúde e Sanitária, Policia Militar do Meio Ambiente, Corpo de Bombeiros e Centro de Estudos em Ecologia Urbana do IF Sudeste MG.  


Busca de Notícias