A importância da atualização do Cartão de Vacinação para adultos


Para prevenir diversas doenças, uma forma segura é a vacinação. Em Barbacena, a Prefeitura através do Programa Nacional de Imunizações (PNI) capacitou agentes de saúde em todo o município para atender a comunidade. Uma referência na cidade é a Unidade Central de Vacinação, que fica no Centro. Na Unidade, o acesso gratuito da população às vacinas, respeita critérios e orientações da Organização Mundial da Saúde (OMS).

Para atualizar o cartão crianças, adolescentes, adultos e idosos precisam comparecer à Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima de casa e verificar se está com todas as vacinas em dia, independente se há ou não com uma campanha de vacinação em vigência. 

É bom lembrar que a partir dos 20 anos você precisa se vacinar ao menos contra sarampo, caxumba, rubéola, hepatite B, febre amarela, difteria e tétano. Para se proteger de todas essas doenças, são quatro tipos de vacinas, disponíveis pelo Sistema Único de Saúde (SUS):

  • Hepatite B - são três doses, para quem não tomou durante a infância ou nunca teve a doença.
  • Tríplice viral  – protege contra sarampo, caxumba e rubéola. A dose é única.
  • Dupla adulto  - protege contra difteria e tétano. Você precisa tomar uma dose a cada dez anos, por toda a vida.
  • Febre amarela – uma vez a cada dez anos. É indicada somente para quem reside ou para quem vai viajar para lugares onde o risco da doença é alto.

Além dessas, é importante se vacinar uma vez por ano contra a gripe, principalmente quem tem mais de 60 anos. Se você perdeu sua caderneta e não sabe quais vacinas já tomou, o melhor a fazer é considerar não ter sido vacinado, já que a repetição de doses não traz problemas. Mas o ideal é fazer um controle. Por meio de um exame de sangue também é possível afirmar se você está imunizado contra alguma doença; outra dica é  conversar regularmente com seu médico.

Unidade Central de Vacinação
Praça Conde de Prados, s/n - Centro
(32)3339-2189


Busca de Notícias