Prefeitura de Barbacena alerta sobre animais de grande porte soltos em vias públicas


A Prefeitura de Barbacena, através da Secretária  Municipal de Desenvolvimento Rural (Sedru), realizou nesta terça-feira (30) uma reunião na sede da entidade, onde estiveram presentes: agentes da Via 040, Militares do 9°Batalhão da Policia Militar – tenente Rafael Meneghim de Souza,  Polícia de Meio Ambiente, o Gerente operacional da Vigilância Sanitária do Município - Gilberto Cardoso Ramos Junior, e a Ouvidora Adjunta da Saúde - Maria Angélica Viana.

De acordo com os representantes da Prefeitura, o número de reclamações sobre animais soltos nas ruas da sede do município aumentou e a principal ação para evitar esse problema continua sendo a conscientização dos proprietários. A fiscalização será intensificada, com advertência para os proprietários.

“Nós temos o problema de animais de grande porte circulando pelas vias públicas que circundam nossa cidade, isso não pode ser detectado, de forma corriqueira, como vem sendo registrado. A responsabilidade é de todos, mas principalmente dos proprietários de animais, que devem ter uma maior sensibilidade e conscientização quanto aos cuidados com os animais e a posse responsável”, ressaltou o Secretário Municipal de Desenvolvimento Rural,  Illson Guilherme de Sá (Tererê), que acrescenta, ainda “Pedimos aos donos desses animais, em especial os proprietários de cavalos, que tenham o cuidado de mantê-los devidamente presos, evitando os transtornos e possíveis acidentes”, alerta.

Em parceria com a Secretaria Municipal de Agricultura será feito um cadastro com as características dos animais e o nome(s) do(s) proprietário(s), chamando atenção para quem cria animais em área urbana. O levantamento  será feito por agentes comunitários de combates a endemias, da Vigilância em Saúde. A Polícia Militar também poderá notificar o dono do animal, se houver o registro seguido da irregularidade.

A Ouvidora Adjunta da Saúde parabenizou a iniciativa, e destacou  que uma atitude simples pode evitar um grave acidente.

Com a iniciativa, o cidadão que avistar animais soltos nas ruas, deve entrar em contato imediatamente com a polícia militar, se estiver na cidade, ou para a Via 040 se estiver trafegando pelas rodovias.

Telefones úteis:

Polícia Militar – 190
Via 040 - 0800-033-0040


Busca de Notícias