A tradição da Folia de Reis ganha espaço em Barbacena


Nesta semana o Subsecretario de Cultura, Desporto e Turismo da Prefeitura de Barbacena, Cleb Braz de Andrade se reuniu, na Casa de Cultura, com representantes da Banda Dançante de Santa Efigênia, Banda Dançante do Rosário Senhora das Dores e do vereador Carlos Du, para definir sobre o apoio que a Prefeitura Municipal de Barbacena dará a duas manifestações folclóricas que serão desenvolvidas na cidade.

A primeira delas será, a Festa de Santa Efigênia, marcada para o dia 22 de setembro. Ao longo de todo o dia haverá uma programação intensa pela rua ao redor da Igreja de Santa Efigênia, com apresentação de grupo de Congado e Procissão Religiosa.

O congado, é uma única manifestação folclórica de origem africana, é comum por todo o Brasil, especialmente aqui no estado de Minas. Geralmente as apresentações de congado são em  forma de desfile. Nele é reproduzida a coroação do Rei do Congado e as homenagens prestadas a ele. Tudo com muita dança, música e cor.

bandeira, no caso a de Santa Efigênia, será levada num mastro, ao redor da Rua Maria das Dores Miranda Campos, uma caminhada ao som de pandeiros, marimbas e ganzás – instrumentos típicos, mantidos ainda hoje.

Além disso ficou acertado que a Prefeitura Barbacena através da Subsecretaria de Cultura, Desporto e Turismo vai promover o Primeiro Encontro Regional de Folia de Reis e Congado. O evento será realizado no dia 5 de janeiro de 2020, e vai reunir irmandades do município e cidades vizinhas. De origem portuguesa, a Folia de Reis é uma festa católica, comemorada desde o século XIX. Pela musicalidade e colorido os dois eventos deverão atrair moradores e visitantes que apreciam a cultura de Barbacena.

 

Casa da Cultura 
R. General Câmara,  11 – Centro
(32) 3339-2072 ou (32) 3339-2084


Busca de Notícias