Insuficiência mundial da vacina contra a raiva humana altera estoque em Barbacena


A Prefeitura de Barbacena, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e Programas Sociais (Sesaps), informa que, no momento, a vacina contra a raiva humana encontra-se com disponibilidade baixa no município. Houve uma redução na quantidade de doses da vacina de raiva humana (inativada) enviada pelo Ministério da Saúde devido à insuficiência mundial do imunobiológico. A Sesaps destaca, portanto, que o problema na falta da vacina é nacional, com vários municípios já com estoque zerado.

A Organização Pan-Americana da Saúde/Organização Mundial da Saúde (OPAS/OMS) informou em comunicado ao Ministério da Saúde que, em todo o mundo, somente dois produtores da referida vacina são certificados pela OMS para fornecimento do imunobiológico. No entanto, devido a contratempos operacionais, somente um dos produtores tem capacidade de atender a demanda mundial, tendo como consequência uma redução anunciada do imunobiológico para vários países.

Por isso, frente à restrição de disponibilidade da vacina no Brasil, o quantitativo do produto em Barbacena também foi afetado, exigindo medidas para que haja um melhor uso do imunobiológico para a continuidade dos atendimentos e manutenção do abastecimento local. 

A Sesaps, portanto, definiu um novo fluxo para atender à população, conforme as orientações do Ministério da Saúde. Ocorrendo atendimento nas instituições hospitalares ou Unidades Básicas de Saúde do Município, o usuário será orientado a comparecer à Unidade Central de Vacinação (Praça Conde de Prados, s/n - Centro),  responsável pela avaliação/prescrição médica e administração da vacina.

A Unidade Central funciona de segunda a sexta-feira, de 7h30 às 16h30. Caso o atendimento seja realizado no final de semana, recessos, feriados e fora do horário de funcionamento da unidade, o usuário deverá ser encaminhado no primeiro dia útil subsequente, sem que haja prejuízo ao tratamento.

Clique aqui para ler a nota técnica da Sesaps na íntegra.


Busca de Notícias