SAS lança novas plataformas de comunicação com os moradores da cidade


A Prefeitura de Barbacena, por meio do Serviço de Água e Saneamento (SAS), acaba de lançar as novas plataformas de comunicação entre os usuários e o departamento. Foi apresentado, em evento oficial, o portal sas.barbacena.mg.gov.br,  e ainda o aplicativo SAS Barbacena. Estes novos canais de atendimento  são agora alternativas modernas  para acessar o serviço de forma fácil e segura.

"No site, vamos publicar os trabalhos que estão sendo realizados, com localização e previsão de término. O usuário poderá fazer o pedido para religar o fornecimento de água, requerer certidões e obter informações detalhadas sobre serviços, inclusive com os valores. Será possível também ter uma comunicação direta com a Agência Reguladora Intermunicipal de Saneamento Básico de Minas Gerais (ARISB-MG)". O Diretor Geral do SAS, Bruno Moreira Mota, afirma ainda que o portal estará disponível 24h por dia.

"Já através do aplicativo, o interessado poderá, por exemplo,  tirar uma foto do local onde houver um vazamento e solicitar o reparo. O cliente cadastrado também receberá informações sobre interrupção no abastecimento. O aplicativo pode ser baixado gratuitamente pelas plataformas Android e IOS", assegura o Diretor Geral do SAS.

Com estas inovações, além do site e do aplicativo, o SAS manterá o atendimento presencial e também via telefone.

Para o prefeito Luis Álvaro, o objetivo é fazer com que o usuário encontre no portal informações que facilitem o dia a dia no município. Durante a solenidade, o prefeito adiantou que a iniciativa do SAS se tornou um símbolo para Prefeitura de Barbacena, que a cada dia se volta para o aprimoramento e envolvimento com as novas tecnologias.

“Esse projeto nasceu em 2013 e se desenvolveu dois anos mais tarde, sendo possível com a participação efetiva dos funcionários do SAS. Para mim, é um momento de conquista, já que participei desde o início da criação deste processo”, salientou o prefeito.

Luis Álvaro destacou, ainda,  que o Centro de Controle Operacional (CCO) é uma ferramenta em que o próprio contribuinte auxilia na retroalimentação de informações. Através do CCO, é possível monitorar as solicitações e consultas e, com isso, o SAS poderá medir como está a atuação da entidade junto à comunidade.

Ainda de acordo com Prefeito Luis Álvaro, cidades como Juiz de Fora, Uberlândia e Uberaba já encaminharam representantes técnicos até Barbacena para conhecer o processo de gerenciamento de informações criado pelo SAS e agora estão colocando o sistema em prática nas respectivas cidades.

Luis Álvaro também aproveitou o evento para adiantar uma novidade. Em breve, a Prefeitura de Barbacena também irá implantar um Centro de Controle Operacional e, na sequência, está previsto o lançamento de um aplicativo próprio da Prefeitura. A ação empreendedora vai facilitar o acesso dos moradores aos serviços prestados pelo Município.


Busca de Notícias