Barbacena realizará vacinação contra o sarampo para crianças de seis a 11 meses


A Prefeitura de Barbacena, através da Secretaria Municipal de Saúde e Programas Sociais (Sesaps), informa à população que, conforme orientação expedida pelo Ministério da Saúde (MS), realizará a intensificação da vacinação contra o sarampo para crianças de seis a 11 meses de idade, com uma dose da tríplice viral.

Todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS), bem como a Unidade Central de Vacinação, já contam com a dose disponível.  A vacinação de rotina contra o sarampo continuará mantida para a população de 1 até 49 anos de idade.

A recomendação do Ministério da Saúde irá prevalecer até quando os estados brasileiros não apresentarem casos confirmados nos últimos 90 dias.  

Sobre a situação da doença no país - Conforme detalha o MS,  entre as semanas epidemiológicas 1 (30/12/2018) e 33 (10/08/2019), o Brasil registrou 1.680 casos confirmados de sarampo. Atualmente, se encontram em situação de surto 11 Unidades Federadas (UF), a saber: São Paulo, Rio de Janeiro, Pernambuco, Goiás, Maranhão, Bahia, Rio Grande do Norte, Espírito Santo, Sergipe, Piauí e Paraná. Para interromper a cadeia de transmissão do vírus do sarampo, ações vêm sendo implementadas nessas UF, tais como: bloqueio vacinal seletivo e intensificação da rotina de vacinação.

A ação de vacinar crianças de seis a 11 meses de idade se justifica devido ao risco aumentado de complicações, hospitalizações e mortalidade pelo sarampo neste grupo e a necessidade de oferecer proteção a esses bebês, uma vez que, nos últimos 90 dias, houve registro de 228 casos confirmados de sarampo nos menores de um ano, representando uma incidência de 38,3 por 100.000 habitantes.


Busca de Notícias