Serviço de capina é realizado rotineiramente pela Secretaria de Obras de Barbacena


A Prefeitura de Barbacena, através da Secretaria de Obras Públicas (Semop), realiza sistematicamente o serviço de capinas, em várias ruas do município.

Segundo a Secretária de Obras, Giovana Zappa, a atividade é relativamente recente. “A capina não era realizada anteriormente pelo município. A função era terceirizada, mas neste governo, para enxugar gastos, funcionários efetivos foram realocados e destinados a essa atividade. Esses grupos formaram equipes que são controladas pela Secretaria e vêm se adequando às necessidades do município”, confirma a Secretária.

A Secretaria determina alguns pontos, que envolvem segurança do trabalhador, rotina da atividade e periodicidade:

• A disponibilização de uniforme para os funcionários destas equipes ocorre de forma gradativa, conforme disponibilidade financeira do órgão;

• Há sinalização nos casos onde é utilizado equipamento que traz risco ao trabalhador ou ao pedestre;

• Existe o Setor de segurança do trabalho na Prefeitura de Barbacena;

• O serviço de capina passou a ser feito de forma direta pela Prefeitura e o transporte disponibilizado é um facilitador desse serviço;  

• As ferramentas são substituídas conforme demanda.

A Prefeitura de Barbacena informa, ainda, que está sempre pronta a atender às solicitações de informações sobre serviços e atividades a todos os órgão de imprensa da região.


Busca de Notícias