Alunos da E.M Padre Sinfrônio de Castro participam de Feira Científica em Barbacena


No segundo semestre do mês de agosto foi realizada a VIII Feira Científica de Barbacena (FECIB), que reuniu cerca de 350 expositores de escolas públicas e privadas da cidade para a apresentação de 70 projetos.

Neste período, a Prefeitura através da Secretaria de Educação, Deporto e Cultura (Sedec) estimulou a participação no evento de estudantes do 3° ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal Padre Sinfrônio de Castro, localizada no Bairro São José.

As crianças são alunas das professores Karina Souza Vasconcelos e Célia Aparecida da Silva e receberam orientação das alunas do Curso de Pedagogia da UEMG, Bruna Aser Vidigal e Anna Amélia Ribeiro.

Eles apresentaram o Projeto: "Sementes de Ludicidade – é brincando que se aprende" com o objetivo de estimular a inserção das brincadeiras e jogos como atividades escolares promotoras de uma aprendizagem mais agradável e instigante. 
Do mesmo modo, na sua inserção na vida pessoal da criança, já que, com o avanço da tecnologia, elas deixam de brincar ativamente, sendo dominadas por brinquedos eletrônicos, que não permitem o desenvolvimento totalitário (psicológico, motor, afetivo e social). A partir da apresentação de jogos como: ábaco , caça-palavra, batalha naval, dominó, pega-vareta, palavra cruzada, bingo dos nomes e jogos da memória, foi possível  o discernimento entre as diferenças do conceito de "jogo", "brincadeira" e "brinquedo", e o sentimento de prazer os une.

O tema é tão importante que está presente no Referencial Curricular Nacional de Educação Infantil (1998) e programas como "Território do Brincar", partem em busca da compreensão e constatação de que brincar é essencial na formação da criança.


Busca de Notícias