Guarda Civil Municipal de Barbacena comemora aniversário


A Guarda Civil Municipal de Barbacena celebra 23 anos de fundação oficial nesta segunda-feira (16). A data foi lembrada pelo Comando da GCM.A Corporação foi instituída pela Lei Municipal 3.152/95, regulamentada pelo Decreto 4.022/96, com a missão de “proteger o cidadão, bens, serviços e instalações públicas municipais, garantir sua integridade e seu bom funcionamento, com base na proteção aos direitos humanos e no exercício da cidadania”. Por força da Lei Federal 13.022/14 teve sua competência ampliada e integra atualmente o Sistema Único de Segurança Pública – SUSP, como órgão de segurança pública.

Além dos Núcleos Operacionais e Administrativo, a GCM conta com os Grupamentos Ronda Escolar, Canil e Trânsito. A corporação está instalada no Centro Operacional e Administrativo Expedicionário Álvaro Jabur, no Bairro Valentim Prenassi e pode ser acionada 24h pelo telefone 153. 

A GCM tem atualmente como comandante, Itamar José de Souza Júnior e como subcomandante, Newton Gonçalves Nézio, ambos servidores de carreira da própria Instituição. ''O comando parabeniza todos os integrantes da Corporação, homens e mulheres que fazem nossa Instituição ser reconhecida pelo empenho, dedicação e profissionalismo no desempenho de suas atividades e também a administração municipal pela parceria, em especial o prefeito Luiz Álvaro, pelo apoio''.  

Uma programação festiva está sendo organizada para mês de Outubro, lembrando o dia Nacional da Guarda Municipal.

Guarda Civil Municipal (GCM)
R. Egberto Hallais de França, s/nº - Valentim Prenassi
(32) 3339-2057


Busca de Notícias