Dia do Currículo - As orientações para a rede de ensino já começaram


A Secretaria Municipal de Educação, Desporto e Cultura (Sedec), disponibilizou para as Escolas Municipais de Barbacena, as orientações que tratam do planejamento e organização do “Dia do Currículo”. Esse período é encarado como um momento de reflexão, conhecimento, discussão e proposições, pelos atores da comunidade escolar, sobre a elaboração do Projeto Político Pedagógico (PPP) da Escola. 

As atividades já começaram e se destinam a orientação de  todas as escolas da Rede Estadual e as 24 escolas da Rede Municipal de Barbacena, incluindo as sete rurais. Dentro do calendário, a Sedec  colocará em prática mais esta iniciativa, que tem apoio do Prefeito Luis Álvaro e do Secretário de Educação Luiz Carlos Rocha de Paula e deverá impactar a rede escolar.

Atividades programadas:

1° Momento - Reunião entre professores para análise  dos resultados internos e externos ( Proeb, Proalfa, Adef 1 e Programa mais Alfabetização) e elaboração do Plano de Intervenção Pedagógica.

2° Momento -  As Escolas receberão a comunidade proporcionando   atividades lúdicas e diferenciadas para pais, alunos e demais participantes. Ao final do dia, será realizada uma plenária.  Na oportunidade pais e alunos,  poderão apontar os desafios e potencialidades presentes na escola.

Dentro da programação foi realizado nesta quarta-feira (18/09), no período noturno, reuniões  das equipes pedagógicas  de todas as escolas municipais para  discussão dentro do Módulo B mensal.  Esse momento envolveu escolas do 1° ao 9° ano e também da Educação Infantil e foi dedicado a análise dos resultados das avaliações internas e externas, definindo  um plano de ação. A meta é melhorar o desempenho dos alunos de forma positiva.

No “Dia do Currículo”,  marcado para  sábado (21/09)   a ideia é  envolver   toda comunidade na qual os alunos estão inseridos,  para que  se apropriem das etapas do processo  educativo. A equipe pedagógica deverá propor  momentos de reflexão sobre as ações necessárias para que a ESCOLA e a FAMÍLIA caminhem juntas e  possam fazer a diferença na formação integral dos alunos de toda rede.

Já estão disponibilizados os resultados das avaliações externas no site: http://www.simave.caedufjf.net

Secretaria Municipal de Educação, Desporto e Cultura (Sedec)
R. Monsenhor Silvestre de Castro, 275, Bairro Funcionários
(32) 3339-2152 ou (32)  3339-2012


Busca de Notícias