Barbacena vai receber a 13ª Primavera dos Museus


O Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) preparou a temporada de eventos da 13ª Primavera dos Museus que será realizada entre 23 e 29 de setembro em todo país. A Prefeitura de Barbacena também aderiu o projeto, que terá como tema “Museus por dentro, por dentro dos museus”. O tema permite explorar os aspectos do cotidiano museológico aplicados aos diversos métodos aos quais as coleções/museus são submetidas no constante processo de formação, organização, conservação e exposição para interação e fruição pelas pessoas ou grupos sociais.

Em Barbacena várias Instituições já se organizaram para o evento entre elas o Museu da Loucura que foi inaugurado em 16 de agosto de 1996, através de uma parceria entre a Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais (Fhemig) e a Fundação Municipal de Cultura de Barbacena (Fundac).

A proposta do Museu é resgatar a história do primeiro hospital psiquiátrico de Minas Gerais, conhecido como Hospital Colônia de Barbacena. O acervo é composto por textos, fotografias, vídeos, documentos, equipamentos, objetos e instrumentação cirúrgica que relatam a história do tratamento ao portador de sofrimento mental. O Museu desperta a reflexões sobre as fronteiras entre a loucura e a razão.


Busca de Notícias