Parque Museu Casa de Marcier participa da 13ª Primavera dos Museus


A Programação da 13ª Primavera dos Museus terá a participação de 848 museus em todo o país, com mais de 2.650 atividades, a partir da próxima segunda-feira. No estado de Minas Gerais, 63 municípios participarão do evento.

Em Barbacena, o Parque Museu Casa de Marcier promoverá extensa programação cultural na semana de 23 a 27 de setembro, incluindo: exposições de fotografia, apresentação dos trabalhos das escolas em parceria com o Projeto Roda Viva dos Museus, palestras, rodas de conversa, visitas mediadas, oficinas, ações educativas e ambientais.

Desde o início de 2019, o Projeto Roda Viva dos Museus passou a desenvolver novos subprojetos na Casa de Marcier, dentre eles o “Projeto Ver De Olhar”. O novo subprojeto é desenvolvido a partir de Oficinas de Fotografia promovidas pelos fotógrafos barbacenenses Deliane Dani, Silvana Sfredo e Wagner Rocha, em diversas escolas das redes públicas municipal, estadual e particular de ensino. A primeira mostra do trabalho aconteceu no último mês de maio, durante a Semana Nacional de Museus.

O projeto que teve início no mês de abril deste ano, através da iniciativa e parceria dos três fotógrafos, conta com a participação de mais de 260 alunos, de 7 escolas da cidade.

Para esta edição da Primavera dos Museus, duas exposições fotográficas foram organizadas pelo projeto e podem ser visitadas pelo público: no período de 23 a 30 de setembro.

Na sede do Parque Museu Casa de Marcier, a Escola Municipal Monsenhor Lopes, do Distrito de Senhora das Dores expõe o trabalho realizado com os alunos do 5º Ano do Ensino Fundamental: “VIVAVE” - fotografias realizadas no cotidiano da vida escolar, onde podem ser observadas 25 espécies de aves em liberdade, em seus habitats.

A segunda exposição fotográfica está na sede do Colégio Imaculada Conceição, parceiro do Museu há muitos anos. Após a oficina promovida pelos fotógrafos Deliane, Silvana e Wagner, os alunos do 5º Ano do Ensino Fundamental tiveram uma aula prática, nas dependências e jardins da escola. O resultado da atividade surpreendeu os professores e pais dos alunos e pode ser visitado na escola, no período de 23/09 a 27/09/19. Exposição fotográfica - “É Primavera: preservando nossa história e memórias”.

Participarão das visitas mediadas à casa do artista plástico Emeric Marcier, durante a 13ª Primavera dos Museus, os alunos e professores das escolas: Escola Municipal José Moreira dos Santos, SESI Barbacena “Oscar Magalhães Ferreira”, Escola Municipal Prof.ª Yayá Moreira, Escola Municipal Monsenhor Lopes, Centro de Educação Infantil Criança e Cia, Escola Municipal Dr. Martim Paulucci, Escola Municipal Higino José Ferreira, Escola Municipal Padre Sinfrônio de Castro e Escola Municipal Lions .

Nesta edição do evento, o Parque Museu Casa de Marcier tem a parceria da Escola Preparatória de Cadetes do Ar – EPCAR, do Colégio Imaculada Conceição e do Museu Municipal de Barbacena, que também promoverão visitas mediadas às suas respectivas Salas Históricas e Centro de Memória, com a participação da Escola Municipal Coronel Camilo Gomes de Araújo, Escola Municipal Sebastião Francisco do Vale e Escola Estadual Adelaide Bias Fortes.

As atividades da 13ª Primavera dos Museus contam com o apoio da Secretaria de Educação Desporto e Cultura – SEDEC e da Secretaria Municipal de Obras Públicas – SEMOP.

Confira aqui a programação completa


Busca de Notícias