Barbacena utiliza nova tecnologia para leitura e emissão simultânea da conta de água


A Prefeitura de Barbacena, através do Serviço de Água e Saneamento (SAS), está aprimorando o sistema de emissão da conta d’água. A partir deste mês, os processos de leitura e emissão das contas passarão a ser feitos simultaneamente. O agente de relacionamento da empresa vai até a casa do cliente, anota o consumo registrado pelo medidor do imóvel em um smartphone e, em seguida, imprime e entrega a fatura na mesma hora.

Segundo o SAS, a conta, com todas as informações e um formato mais moderno e enxuto, será entregue diretamente ao cliente, que pode acompanhar todo o processo, ou deixada em sua caixa de correio, nos casos em que o consumidor não estiver em casa, e a leitura for feita por média de consumo. Com o novo processo, a operação leva, aproximadamente, 15 segundos.

Continuando um trabalho que já estava sendo realizado, serão atendidos, mais rapidamente os cerca de 100 mil clientes em Barbacena. Uma conquista para o SAS e usuários do sistema, comenta o Diretor Geral do SAS, Bruno Moreira Mota. ”Nós estamos investindo em tecnologia como sempre foi o desejo do Prefeito Luís Álvaro. Foram adquiridas dez impressoras e smartphones para leitura e entrega imediata das contas, com isso diminuímos o serviço e ganhamos em tempo e em eficiência”, comemora.

Como funciona e as vantagens do novo sistema

· Com a automação do sistema, o leiturista munido de um coletor eletrônico de dados e uma impressora portátil, executa toda leitura, cálculo, emissão e entrega da conta numa única visita;

· Serão eliminados processos burocráticos, como digitação das planilhas de leitura, com consequente redução de custo, tempo e possíveis erros no lançamento de dados.

· Não será mais necessário ir até a Central de Atendimento para esclarecer dúvidas da fatura, pois os próprios leituristas podem comprovar na hora que a leitura efetuada está coerente com o consumo médio e com o número indicado no relógio do hidrômetro.

Se o cliente desejar alterar a data de vencimento, basta entrar em contato com a empresa: pelo portal sas.barbacena.mg.gov.br ; aplicativo SAS Barbacena. O SAS informa que também é possível alterar o vencimento de contas futuras.

Serviço de Água e Saneamento - SAS
Av. Gov. Benedito Valadares, 181 - São Sebastião
(32) 3339-6800


Busca de Notícias