Encerrada a Semana Nacional do Trânsito em Barbacena


A Semana Nacional do Trânsito em Barbacena, que em 2019 seguiu o tema “No trânsito, dê sentido à vida”, proposto pela Organização das Nações Unidas (ONU), cumpriu toda a programação. A campanha foi promovida pela Prefeitura de Barbacena, através da Secretaria de Trânsito e Mobilidade Urbana (SETRAM), em parceria com a Polícia Militar (PMMG), Guarda Civil Municipal (GCM) e demais órgãos de segurança pública.

Em seis dias, cerca de dez mil pessoas se envolveram com as atividades. Realizada entre os dias 18 e 25 de setembro, a iniciativa também trabalhou a conscientização preventiva de toda a sociedade em busca de um trânsito mais seguro. “Ao longo deste período envolvemos a sociedade na Semana Nacional do Trânsito, visto que o trânsito está em nossas vidas desde a saída de nossas casas”, salientou o Comandante da GCM, Itamar José de Souza Júnior.

A Semana Nacional do Trânsito termina, de acordo com o Secretário de Trânsito e Mobilidade Urbana, Samuel de Tarso Paiva Bernardes, com um saldo positivo. “As ações promovidas com o apoio de todas as Instituições geraram bons resultados. Toda a programação foi bem recebida pela população e acredito que daqui em diante vamos colher os frutos dessa participação popular no que diz respeito ao trânsito”.

Programação:

Em Barbacena, a programação 2019 foi marcada, principalmente, por blitzes educativas. Realizadas pelos Agentes de Trânsito da SETRAM em parceria com a Guarda Civil Municipal e a Polícia Militar de Minas Gerais, as blitzes foram realizadas em ruas e avenidas de grande circulação, com o objetivo de alertar os condutores, e tendo a prevenção como foco principal.

Também foram ministradas palestras nas redes públicas de ensino pela SETRAM E GCM, bem como orientações nos turnos de entrada e saída dos alunos, onde, de acordo com o Comandante da Guarda Municipal, Itamar José de Souza Júnior, condutores e alunos foram orientados quanto à sinalização e a importância da travessia na faixa de pedestres.

No auge da Semana, foi realizada, ainda, uma ação de conscientização sobre vagas exclusivas para deficientes físicos, e carreata pela Paz no Trânsito e uma mega ação social, em parceria com a Polícia Civil de Minas Gerais e o projeto Setembro Amarelo de prevenção ao suicídio, na praça central de Barbacena.


Busca de Notícias