Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo


Dentro do Programa Nacional de Imunização – PNI em Barbacena, a Prefeitura através da Secretaria Municipal de Saúde Pública e Programas Sociais – SESAPS participa da CAMPANHA NACIONAL DE VACINAÇÃO CONTRA O SARAMPO/2019 que ocorrerá em duas etapas. Lançada pelo Ministério da Saúde a proposta é alcançar a cobertura vacinal, que corresponde a 95% do público alvo, de forma homogênea. A Campanha é voltada para crianças de seis meses a menores de cinco anos de idade (quatro anos, 11 meses e 29 dias) e adultos na faixa etária de 20 a 29 anos.

Cronograma de vacinação:

1ª Etapa: de 7/10 a 25/10, sendo o dia 19/10 o dia D de mobilização nacional: nesse período será realizada a vacinação de todas as crianças não vacinadas de seis meses a menores de cinco anos de idade (quatro anos, 11 meses e 29 dias).

2ª Etapa: de 18/11 a 30/11, sendo o dia 30/11 o dia D de mobilização nacional: nesse período será realizada a vacinação de adultos jovens não vacinados na faixa etária de 20 a 29 anos de idade.

Nesta campanha os pais e responsáveis são atores sociais importantes no processo de controle dessa doença e devem comparecer aos serviços de vacinação com suas crianças, levando a caderneta de vacinação para avaliação e registro.

O Sarampo é uma doença infecciosa exantemática aguda, transmissível e extremamente contagiosa, podendo evoluir com complicações e óbito, particularmente em crianças desnutridas e menores de um ano de idade. A transmissão ocorre de pessoa a pessoa, por meio de secreções respiratórias, no período de quatro a seis dias antes do aparecimento do exantema, até quatro dias após o contágio.

Na oportunidade será atualizada a caderneta de vacinação das crianças e adultos jovens. Em Barbacena, todas as Unidades de Saúde estarão executando esta ação, sendo que nas datas de 19/10 e 30/11 as UBS estarão abertas de 8h às 17h para a Vacinação.


Busca de Notícias