Sustentabilidade: Este foi o caminho que pesquisadora de Barbacena seguiu para se tornar finalista em concurso na Europa


Atualmente a definição do termo sustentabilidade faz parte dos caminhos trilhados por estudiosos de várias partes do Mundo. Alguns preocupados com o aquecimento global, outros com o destino de rejeitos de empresas, como as do setor de Mineração. Em Barbacena, a preocupação com a preservação do meio ambiente fez com que a pesquisadora Ana Lara da Cruz buscasse mecanismos para aplicar na prática, o que aprendeu em recentes trabalhos acadêmicos.

A pesquisadora recém-formada em Engenharia Civil (FASAR) desenvolveu um trabalho para conclusão do curso (TCC) intitulado: “Reaproveitamento do lodo da Estação de Tratamento de Água da Cidade de Barbacena – MG – ETA II – para fabricação de Blocos Cerâmicos”. Com este projeto ela se tornou uma das finalistas em um concurso de empreendedorismo internacional. O projeto foi inscrito na categoria de Melhores Projetos de 2019, passou por usa seleção específica até ser destacado entre os 10 finalistas.

“Fiquei muito feliz por ter sido classificada, e por ter tido um reconhecimento! Ver que o esforço que tive ao realizar minha pesquisa durante minha graduação não foi em vão, é de grande satisfação! E a preocupação com o meio ambiente deve ser algo que nós todos devemos preocupar!”, festejou a Engenheira.

Para a execução do TCC, Ana Lara da Cruz visitou a Estação de Tratamento de Água, localizada no bairro São José. Depois de autorização da Prefeitura e do Serviço de Água e Saneamento (SAS), pode conhecer todo o processo que a equipe realiza desde a captação da água vinda do Rio das Mortes até a finalização do processo, deixando-a própria para o consumo. No local a pesquisadora percebeu que parte do material, que hoje é descartado, poderia ter destino diferente.

“Enquanto estudante do curso de Engenharia fui estagiária no SAS, onde tive conhecimento do funcionamento da Estação de Tratamento de Água juntamente com o aprendizado obtido na faculdade, e, visto que o lodo é descartado no meio ambiente, pesquisei sobre o resíduo e conheci algumas possibilidades do uso na construção civil, dentre eles esta utilização em materiais cerâmicos. Logo, me aprofundei e realizei meu trabalho obtendo resultados positivos desta utilização e, com maiores estudos, podemos melhorar os resultados de sua aplicabilidade”, finalizou a pesquisadora.

O Diretor Geral do SAS, Bruno Moreira Mota, que acompanhou o trabalho de campo da pesquisadora, confirma que mesmo os técnicos mais experientes do SAS se sentiram motivados com os resultados apresentados. Afinal a sustentabilidade é uma preocupação constante da autarquia.

“O SAS, na sua política de empresa, fomenta a tecnologia e preconiza uma cultura de gestão de qualidade. Para isso, buscamos a aplicação de ferramentas que permitam a minimização dos possíveis impactos causados pela geração de resíduos; A otimização do uso dos nossos recursos com a adoção de medidas de eficientização energética; A proteção dos nossos mananciais com o plantio de essências nativas nas margens de cursos d’água e em áreas degradadas do nosso Município; A conscientização ambiental com as ações educativas; Dentre outros”,salienta o Diretor do SAS.

Bruno Moreira Mota ainda acrescenta que em relação ao trabalho acadêmico da estudante toda equipe do SAS ficou satisfeita, afinal: “O verdadeiro significado de sustentabilidade, também incide no fato da otimização do uso de recursos, onde reutilizar e reaproveitar são palavras a serem seguidas. Cumpri-se assim, o proposto na Constituição, Artigo 225, no intuito de que as próximas gerações possam, também, usufruir desses recursos. O estudo de formas de minimização dos impactos proporciona a geração de diagnósticos e prognósticos que possam contribuir com o melhoramento na qualidade de vida das pessoas e, neste caso, traçar estratégias na busca de soluções e ações que diretamente venham a colaborar de forma positiva com o meio ambiente”, finaliza.

O concurso terá uma etapa de congresso que será realizado entre os dias 19 e 20 deste mês em Berlim, na Alemanha.

 


Busca de Notícias