Programação do Outubro Rosa continua em Barbacena com ações destinadas ao público da cidade


A Prefeitura através da Secretaria Municipal de Saúde e Programas Sociais (Sesap) mantém ativa as ações do Outubro Rosa. Uma Campanha Nacional de combate ao câncer de mama, e este ano manteve como o mote da campanha o tema: “Prevenção Primária e Secundária do Câncer e o poder do Autoconhecimento”. Pensando nisso, no último dia 19 de outubro, foi realizado o dia “D” do Outubro Rosa, na Praça dos Andradas (Centro). No evento foram oferecidos serviços gratuitos para a população, além da marcação de mamografia para a faixa etária sugerida pelo INCA (Instituto Nacional do Câncer – 50 a 69 anos).

A Sesaps também ofereceu apresentações destinadas ao entretenimento do público com demonstrações de Kung Fu, Tai Chi Chuan e Sanda (Boxe Chinês) pela equipe do professor Henrique Tolomelli.

Os participantes também puderam acompanhar uma aula de ginástica laboral com a instrutora Rosi Giorgano. Outro entretenimento foi a apresentação da banda da EPCAR, inclusive, com a presença do Brigadeiro da EPCAR Mauro Bellintani e sua esposa Adriana Bellintani.

A técnica em enfermagem, Maria de Fátima Costa acompanhou a apresentação da banda e ficou satisfeita com a iniciativa. “Foi ótimo, porque as pessoas devem se conscientizar, que no dia a dia, o auto-exame é importante. Se no ato, for notado algum nódulo ou alteração no seio, a dica é procurar um médico, este simples passo pode salvar uma vida”, destacou a Enferméira.

Nas barracas, as equipes da enfermagem da UNIPAC, e da Faculdade de Medicina de Barbacena demonstraram como realizar o auto-toque, com dicas sobre a saúde em geral, inclusive realizando aferição de pressão e glicemia capilar. Houve ainda momentos voltados para a beleza e estética, dicas sobre a saúde bucal e prevenção contra o câncer de boca. Os interessados ainda tiveram oportunidade de participar gratuitamente de um curso de empreendedorismo feminino.

As crianças também puderam se divertir, através de brinquedos que levaram alegria para meninos e meninas que estiveram na Praça dos Andradas. Representantes do Esquadrão da Saúde da EPCAR marcaram presença e levaram informações para quem passou pelo centro.

Já os agentes da Vigilância Epidemiológica juntamente com a equipe da dengue, sob a coordenação de Maurício Becho, ofereceram o agendamento de mamografia para as mulheres. Um consultório móvel, disponibilizado para atendimento gratuito, também proporcionou a várias mulheres a possibilidade de realizar exames preventivos.

Ainda no dia 19 de outubro, a partir das 19h a Coordenação de evento levou para praça pública, informações sobre prevenção ao câncer de mama e música ao vivo, no Bahamas Shopping, com a cantora Samira Damasceno.

A coordenadora do evento, Alyne de Souza Silva, salientou o compromisso e a dedicação de todos os colaboradores, enfatizando o sucesso do evento. “Várias pessoas que estavam em praça pública ficaram encantados e elogiaram a ação. Algumas dicas de saúde também foram ditas no microfone durante todo o evento, lembrando sempre a importância de cuidar de si mesma e procurar o médico perante qualquer sintoma”, destacou.

Próximas atividades do Outubro Rosa em Barbacena:

24 de Outubro

15h - Caminhada oficial , com concentração na praça do Rosário e saída às 16h seguindo em direção à Praça dos Andradas (Coreto);

19h - Show com Gabizinha e Miguel Junno, no Libertas Chopperia, cover artístico sendo doado à APPC.

25 de Outubro

19h - Show com a banda Kerub no Pavarotti - Cantina Mineira. O ingresso será um quilo de alimento para doação (Quem esquecer pode contribuir com 5,00 que serão transformados em cestas básicas)

26 de outubro

Evento na feira livre, com aferição de pressão, dicas de saúde e panfletagem com orientação para a marcação de mamografias;

18h - Super evento do Outubro Rosa no Barbacena Shopping, com depoimentos de mulheres que venceram o câncer, fotos das ações que foram realizadas no mês, várias dicas de saúde e show com a Samira Damasceno. O cachê será doado e convertido em kits beleza para as mulheres em tratamento com a quimioterapia.

 

Outras informações:
Facebook “Outubro Rosa Barbacena”
Instagram @outubro.rosa.bq.2019


Busca de Notícias