Prefeitura de Barbacena realiza obra de Recuperação da Ponte Itajuru, localizada à rua Lucindo Tonholo, no Bairro Margaridas


A Prefeitura de Barbacena por meio da Secretaria Municipal de Obras Públicas (Semop) está realizando obras de recuperação da Ponte Itajuru. A passagem havia sido interditada, no último dia 2 de outubro, pela Secretaria de Trânsito e Mobilidade Urbana (Setram), após vistoria técnica da Defesa Civil, por apresentar comprometimento da estrutura, com risco de desabamento.

Inicialmente, a Setram determinou que pela ponte, que também possibilita o acesso ao Pátio de veículos Itajuru (credenciado do Detram), somente poderiam circular bicicletas e motos. Já os veículos pesados deveriam usar o Anel Rodoviário (sentido Sítio Turinhos), para ter acesso ao Bairro Margaridas.

Para resolver o problema, técnicos da Defesa Civil retiraram a cobertura de terra até conseguir identificar o problema de descalçamento e trincas: situação agravada pela chuva. "Constatamos que há problema de recalque de fundação. Não pode haver carga sob a ponte. Se houver sobrecarga, haverá sério risco de rompimento, por isso, nosso trabalho no local é emergencial”, alertou o Coordenador de Proteção da Defesa Civil (COMPDEC), Carlos Bertone de Almeida Campos.

O coordenador da Defesa Civil calcula que houve o desgaste natural da estrutura da ponte, intensificado pelo uso constante da passagem. No local foram colocadas toras de madeira, em substituição a antiga ponte de concreto, e por cima deverão ser instalados pranchões (madeira de quatro centímetros que servirão de piso). “Esta medida será paliativa, que vai atender provisoriamente aos motoristas e pedestres que circulam pela região”, alertou Carlos Bertone. Em breve, a Prefeitura deverá substituir a estrutura de madeira por outra de concreto.

Procedimentos semelhantes foram tomados nas Pontes de Torres e Moura, ambas com seis metros de comprimento, localizadas na zona rural de Barbacena. Para atender às comunidades, também foram realizados projetos de implantação de pontes provisórias, mas agora três tubulões (cilindros de concreto para escoamento de água) já foram adquiridos pela Semop, por meio de projeto da Secretaria de Estado de Transportes e Obras Públicas (SETOP). A Secretaria de Obras está programada para realizar o serviço nas duas localidades no mês de novembro, conforme prazo já alinhado com o Estado.

Já no Bairro Margaridas, com a intervenção da Semop, o trânsito local sob a Ponte Itajuru continua interditado e será liberado assim que a estrutura provisória for finalizada.


Busca de Notícias