Dezenas de pessoas participam da Caminhada do Outubro Rosa no Centro de Barbacena


A Prefeitura de Barbacena, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e Programas Sociais (Sesaps), realizou nesta quinta-feira (24/10), uma Caminhada Festiva pela Rua Quinze de Novembro, no Centro da cidade.

A coordenadora do evento, Alyne de Souza Silva, salientou que a Caminhada faz parte da programação oficial da Campanha do Outubro Rosa - um movimento mundial que tem o objetivo de mobilizar a sociedade sobre a importância da prevenção do câncer de mama. E este ano seguiu o tema: “Prevenção Primária e Secundária do Câncer e o poder do Autoconhecimento”.

A concentração começou, às 15h, na Praça do Rosário. No local, a agitação dos participantes foi grande. Mulheres, homens, jovens e crianças aderiram à ideia. Às 16h, o grupo percorreu a Rua Quinze de Novembro, seguindo em direção à Praça dos Andradas. O acompanhamento musical foi da bateria do Centro Cultural Axé Nagô Mirerê, que tem sede em Barbacena. Pelo caminho foram entregues panfletos com orientações sobre a prevenção e rosas para as mulheres.

Participaram da Caminhada do Outubro Rosa, representantes da Associação de Apoio a Pessoa Portadora de Câncer – APPC; servidores da Santa Casa da Misericórdia de Barbacena; agentes das Unidades Básicas de Saúde (UBS); equipes do Núcleo de Apoio a Saúde da Família (NASF) e servidores da SESAPS.

Eunice Magri é voluntária na APPC há 11 anos e participou da caminhada. Ela disse que a iniciativa é necessária. ”A Campanha é útil, serve para que mulheres se conscientizem mais do próprio corpo. Nós da Associação de Apoio à Pessoa Portadora de Câncer, aproveitamos para melhorar a autoestima das pacientes, mostrando que a alegria com a vida é importante”, finaliza a voluntária.

A Secretária da Sesaps, Marcilene Dornelas de Araújo, aproveitou para falar sobre a importância das mulheres realizarem os exames preventivos. “Uma das vantagens de intervenções como essa é estimular a acessibilidade do público aos postos de saúde e, principalmente, das mulheres aos serviços de prevenção que são ofertados no Município, inclusive nos distritos. Toda ação precoce é benéfica à saúde”, destacou a Secretária de Saúde.

A Secretaria de Saúde também disse que ao longo dos anos, a Campanha do Outubro Rosa vem crescendo e isto se deve do incentivo dos apoiadores da Atenção Primária, parceria com empresas da região e colabores que acreditam na causa.

Programação:

Nesta quinta-feira, às 19h, está previsto show com Gabizinha e Miguel Junno, no Libertas Chopperia. Toda a verba arrecadada com o cover artístico será doada à Associação de Apoio à Pessoa Portadora de Câncer - APPC.

Sexta-Feira (25/10) - show com a banda Kerub no Pavarotti , na Cantina Mineira. O ingresso será um quilo de alimento não perecível para doação.

Sábado(26/10) - Período da manhã - A coordenação do Outubro Rosa levará um evento para a feira livre, na Avenida Irmã Paula (Bairro São Sebasatião) com aferição de pressão, dicas de saúde e panfletagem com orientações sobre mamografias;

18h – (Barbacena Shopping ) depoimentos de mulheres que venceram o câncer, fotos das ações que foram realizadas no mês, dicas de saúde e show com a Samira Damasceno. O cachê será doado e convertido em kits de beleza para mulheres em tratamento contra o câncer. O Barbacena Shopping estará arrecadando também, durante todo o mês, alimentos, produtos de higiene pessoal, de limpeza e fraldas geriátricas para a APPC.


Busca de Notícias