Novembro Azul: Prefeitura de Barbacena apoia essa causa


O Novembro Azul é um movimento mundial realizado durante o mês de novembro para reforçar a importância da prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de próstata. Sabendo da importância dessa causa a Prefeitura Municipal de Barbacena vai mobilizar suas Unidades Básicas de Saúde (UBS) promovendo a realização de exames, palestras  e a distribuição de panfletos para enfatizar a importância da saúde do homem. A abertura oficial do evento será na próxima quarta-feira (13/11), às 15h, no Centro Cultural Conde de Prados.

 

O câncer da próstata, também chamado de neoplasia prostática, que é a segunda causa de câncer mais comum em homens, sendo o primeiro o câncer de pele.  A neoplasia  é uma doença que deve ser diagnosticada precocemente. Vale destacar que o exame preventivo deve ser feito a partir dos 50 anos. Mas, quando se tem algum histórico familiar de câncer de próstata na família, o preventivo  deve ser feito a partir dos 45 anos. Outro caso que merece atenção  é quando o paciente apresenta sintomas como: dor ao urinar ou apresenta sangue na urina. Diante desses quadros, é fundamental que ele procure o médico.

 

Diagnóstico precoce

O enfermeiro Junior José Lázaro Martins, coordenador geral da campanha Novembro Azul em Barbacena, destaca a importância do diagnóstico precoce. “Por meio do antígeno prostático, também conhecido como PSA, e do exame de sangue no qual se detectam os antígenos prostáticos presentes no sangue, além do toque retal o urologista pode identificar o tamanho da próstata. Diante desses recursos, o médico especialista pode fazer o preventivo e o diagnóstico”.

 

Prevenção

Um dos maiores recursos para se prevenir o câncer de próstata é ter uma alimentação saudável, praticar atividade física e dormir bem. Além disso, é preciso vencer a barreira do preconceito e fazer o preventivo. A cultura machista, às vezes, impede o homem de procurar o urologista para fazer o toque retal, mas é preciso transpor o medo e vencer os tabus.

Diante do exposto, o interessado deve procurar as Unidades Básicas de Saúde de Barbacena e tirar suas dúvidas com os agentes de saúde, esclarece Junior José Lázaro Martins.

 

Programação das palestras sobre a Saúde do Homem na Campanha Novembro Azul – Sesaps

 

11/11

14h - Britânia – Rua Coronel José Custódio de Oliveira, 150 - Vilela

15h - Britânia

16h - Britânia

12/ 11

 7h30 - Unidade Básica de Saúde Boa Vista

8h - Instituto Bom Pastor - Padre Manoel Rodrigues,237- Bairro do Carmo

8h30 - UBS Vilela

14h -  Britânia

15h - Britânia

16h – Britânia

13/11

8h - UBS Funcionários

15h - Abertura Oficial

14/11

8h - UBS Correia – Distrito Correia de Almeida

15h - Palestra - Barraca /Cidade das Rosas

18/11

8h30 - Supermercado Pinheirão - UBS Pinheiro Grosso

13h - Centro de Especialidades Multiprofissionais - CEM  -  Av. Pereira Teixeira, 524 – Ibiapaba

19/11

7h30 - UBS - Nova Suíça

8h - UBS - Carmo

20/11

8h – UBS - São Francisco

13h - UBS  - Santa Luzia

14h20 - Pró-Renal

19h - Igreja São Sebastião (Terço dos Homens )

21/11

8h - Instituto Bom Pastor

8h30 - UBS Guido Roman

22/11

7h30 -  UBS Nova Suíça

12h15 - SAS

26/11

7h30 - UBS Nova Suíça

8h – UBS  Nove de  Março

8h - UBS São Pedro

18h - UBS Santa Efigênia

20h - Igreja do Divino (UBS Boa Vista)

27/11

8h - UBS Padre Brito

14h - UBS Senhora das Dores

29/11

8h - UBS Grogotó

 


Busca de Notícias