Mês da Criança é lembrado no Museu Casa de Marcier


Durante todo o mês de outubro, o Parque Museu Casa de Marcier promoveu programação especial voltada ao público infantil, recebendo cerca de 400 visitantes no período.

Alunos e professores das redes públicas: municipal e estadual de ensino participaram entre os dias 02 e 29, das atividades propostas que combinaram o lúdico e o informativo, a criatividade e a cultura.

Além das visitas mediadas à Casa de Marcier, as crianças também participaram de jogos e brincadeiras, de ação educativo-ambiental através do plantio de árvores, das sessões de Cineminha no Museu, com a Turma da Mônica e do Piquenique no Jardim.

Segundo a Coordenadora do Parque Museu Casa de Marcier, Deliane Dani Lebourg: ”Um dos grandes desafios é que estes espaços culturais precisam se adaptar para despertar o interesse e aguçar a curiosidade das crianças, competindo diretamente com suas rotinas, ligadas às experiências proporcionadas pelo mundo virtual. Procuramos criar a acessibilidade diferenciada ao público infantil, promovendo visitas interativas e lúdicas às nossas exposições permanente e temporárias estimulando o visitante a participar ativamente, de forma que possa se divertir, enquanto aprende. Essa interatividade gerou novas propostas de trabalhos que serão desenvolvidas, no próximo ciclo do Projeto Roda Viva dos Museus, no ano de 2020”.

Para a Subsecretária de Cultura, Desporto e Turismo, Maria Eugênia Castro Silva Oliveira, estimular a visitação aos Museus da cidade é de essencial importância: “A brincadeira é um dos elementos que as crianças utilizam para conhecer o mundo, adquirindo o aprendizado e produzindo novas formas de cultura. O encantamento provocado por uma experiência de conhecer um novo espaço, diferente da sala de aula e dos lugares que habitualmente frequenta, proporciona aos alunos novos saberes e a formação de memórias afetivas que construirão sua bagagem cultural”.

Participaram da programação do “Mês da Criança no Museu”, os alunos e professores das instituições de ensino: Escola Infantil Pequeno Marcos, Escola Estadual Adelaide Bias Fortes, Escola Municipal Jovelino Jacinto Furtado, Escola Municipal Ines Piacesi, Escola Municipal José Felipe Sad e Escola Municipal José Benedito Câmpara. As atividades contaram com o apoio da Secretaria Municipal de Educação, Desporto e Cultura – SEDEC.


Busca de Notícias