Estudantes de Barbacena participam das atividades da Semana de Educação para a Vida


A Prefeitura de Barbacena, por meio da Secretaria Municipal de Educação, Desporto e Cultura (Sedec), comemora o encerramento das atividades da “Semana de Educação para a Vida” desenvolvidas ao longo do ano de 2019 com os alunos da rede municipal e ensino. A culminância de projeto foi no último dia 23 de novembro, dia em que foi encerrado o projeto.

Nesse ano, os profissionais envolvidos aproveitaram a citação de Paulo Freire, como tema central a ser repassado para os estudantes: “É fundamental diminuir a distância entre o que se diz e o que se faz, de tal maneira que em um dado momento a tua fala seja a tua prática”.

A Semana de Educação para a Vida segue orientações da Lei de nº 11.988, datada em 27 de julho de 2009, sancionada pela presidência da república, Casa Civil e subchefia de Assuntos Jurídicos. Foi decretada pelo Congresso Nacional para ser realizada nas escolas públicas de ensino fundamental e médio de todo o país. De acordo com as regras, o projeto deve ser realizado em um período determinado pelas Secretarias de Educação, dentro do ano letivo. Com a participação de pais, alunos e da comunidade em geral.

O objetivo dessa lei é ministrar conhecimentos relativos às disciplinas que não existem no currículo obrigatório, tais como: Ecologia e Meio Ambiente, Educação para o Trânsito, Sexualidade, Prevenção contra Doenças Transmissíveis, Direito do Consumidor, Estatuto da Criança e do Adolescente, Cultura Afro, Prevenção da Violência Doméstica, Valores, Respeito às Diferenças e Uso Correto de Mídias Sociais. Tais assuntos foram abordados por meio de palestras, exposições, contação de histórias, projeções de slides, filmes, entre outros recursos pedagógicos.


Busca de Notícias