Como parte da Campanha Novembro Azul servidores da Semop recebem orientações sobre saúde dos homens


Na segunda-feira (25/11), houve surpresas na Secretaria Municipal de Obras Públicas (Semop). No Pátio da Pedreira, localizado no bairro Floresta, os servidores foram convidados a participar de várias atividades que integraram a programação da Campanha Novembro Azul, em Barbacena, desenvolvida em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde e Programas Sociais (Sesaps).

Na ocasião, houve palestra no horário da manhã e no período tarde. Pela manhã, uma turma acompanhou a palestra de Amanda Cunha Gomes e Leandro César Mateus, que falaram sobre a Introdução à Segurança do Trabalho, Normas Regulamentadoras, Uso de Equipamentos de Proteção Individual - EPI´s, Primeiros Socorros e Segurança, Limpeza do Ambiente do Trabalho e Introdução às Condições Sanitárias.

Já no horário da tarde, o bombeiro militar reformado, Sargento Luiz Carlos Fidelis, abordou com mais ênfase, a importância dos primeiros socorros. “Toda a turma é participativa. Fizeram perguntas com o objetivo de esclarecer dúvidas, e isso é importante no setor. Faz a diferença conhecer para prevenir e também ajudar da forma correta, quando houver necessidade de atendimento emergencial”, destacou.

Além disso, houve tempo para o corte de cabelos, um momento de descontração para o servidor Emerson Alves Santana. “Achei ótimo, toda essa ação para os servidores aqui da Secretaria. Nós não estávamos esperando e acabei gostando demais do corte de cabelos”.

Durante o evento, o padre Alvim Valério, Vigário Paroquial na Basílica de São José Operário realizou uma bênção aos participantes. Na mesma ocasião, os encarregados de equipes foram homenageados e a Secretária de Obras realizou sorteio de brindes.

Durante o mês de novembro, a Sesaps está promovendo palestras voltadas à saúde do homem onde as equipes treinadas ministram as orientações, dessa vez os agentes do Núcleo de Apoio a Saúde da Família (NASF) e do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (CEREST) realizaram aferição de pressão arterial e aulas de ginástica laboral.

O Novembro Azul é a campanha de conscientização que tem como objetivo principal alertar os homens e a sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de próstata. O movimento surgiu na Austrália, em 2003, aproveitando as comemorações do Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata, realizado em 17 de novembro. No Brasil, o Novembro Azul foi criado com o objetivo de quebrar o preconceito masculino de ir ao médico e, quando necessário, fazer o exame de toque. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS) é indicado a partir dos 50 anos de idade, mas quando o homem tem parentes de 1º grau, com câncer de próstata, é indicado realizar a partir dos 45 anos de idade.

 

 

Programação das palestras sobre a saúde do homem na Campanha Novembro Azul – Sesaps:

27 de novembro

8h - UBS Padre Brito

14h - UBS Senhora das Dores

 

29 de novembro

8h - UBS Grogotó


Busca de Notícias