Consulta Pública confirma pretensão positiva de moradores, pais, alunos e servidores para implantação de escola cívico-militar em Barbacena


A Prefeitura de Barbacena, por meio da Secretaria Municipal de Educação, Desporto e Cultura(Sedec), realizou nessa segunda-feira(25/11), na sede da Escola Municipal Embaixador Martim Francisco, o CAIC Barbacena, uma CONSULTA PÚBLICA, entre servidores, pais, alunos e moradores do entorno da região onde o CAIC está instalado. O objetivo era conhecer a opinião dos cidadãos sobre a viabilidade da implantação do projeto de escola cívico-militar no CAIC.

De acordo com o Secretário de Educação, Luiz Carlos Rocha de Paula, após a convocação, aproximadamente 260 pessoas compareceram para votar, dessas 13 votaram em branco, 5 votaram contra e 242 votos foram favoráveis à implantação do modelo proposto. Ainda nesta terça-feira(26/11) as urnas permanecerão abertas até às 17h, para receber o voto dos servidores, pais de alunos e moradores do entorno da Unidade de Ensino.

Nesta quarta feira (27/11), toda a documentação, incluindo o resultado total da consulta pública, será encaminhada para apreciação do Ministério da Educação(MEC) e para o Ministério da Defesa ( MD), para desta forma, continuar o processo de implantação da escola cívico-militar no município.

Entre os dias 10 e 13 de dezembro de 2019, a diretora da Escola Municipal Embaixador Martim Francisco, Mariléa Mota Fernandes Ribeiro, servidores da SEDEC, vinculados à Instituição de Ensino serão encaminhados para Brasília, onde participarão de cursos de capacitação no MEC. Os educadores receberão orientações sobre o projeto e o modelo da escola cívico-militar(ECIM).

Após o retorno desses servidores, a Sedec receberá outras demandas para se enquadrar às exigências do Ministério da Educação, em um processo de continuidade do cumprimento das atividades necessárias para que a partir de 2020 a referida escola já esteja em funcionamento em Barbacena.


Busca de Notícias