Jardim Pedagógico: projeto inovador apoiado pela prefeitura de Barbacena é inaugurado na cidade


Com objetivo de explorar os cinco sentidos e as interações sociais-ambientais de forma lúdica, a Prefeitura de Barbacena, por meio da Secretaria Municipal de Educação de Desporto e Cultura, inauguraram o Jardim Pedagógico da Escola Municipal Monsenhor Lopes, localizada no distrito de Senhora das Dores, no fim do mês de novembro.

O jardim foi todo idealizado com material reciclado: garrafa pet, tambor, roda de caminhão, material de construção, entre outros, que ajudam a compor o cenário do Jardim Pedagógico.

Nesse ambiente, as crianças podem trabalhar os cinco sentidos, desenvolver a coordenação motora, entrar em contato com o meio ambiente, além de trabalharem os aspectos socializadores.

Benefícios

Outra contribuição desse espaço é construir uma rede de colaboração mútua entre família, alunos e funcionários em prol de um objetivo comum. Diante dessa meta, todos ganham. “Com o corpo (por meio dos sentidos, gestos, movimentos impulsivos ou intencionais coordenados ou espontâneos) as crianças desde cedo, exploram o mundo e os objetos do seu entorno, estabelecem relações, expressam-se, brincam e produzem conhecimento sobre si, sobre o outro, sobre o universo social e cultural, formando-se, progressivamente, conscientes dessa corporeidade”, é o que enfatiza a literatura a respeito desse tipo de atividade.

Nesse contexto, “a inovação do projeto retrata o compromisso e o entusiasmo da diretora Helen Castro. Ganha os alunos, ganha a comunidade”, ressalta a Chefe de Gabinete Cacilda de Araújo Silva, que esteve na inauguração representando o prefeito Luis Álvaro.

A diretora da Escola Municipal Monsenhor Lopes, Helen Castro, ressaltou a importância de ações como essa para a comunidade. “Com esse projeto, conseguimos agregar o desenvolvimento social, pessoal e educacional do aluno”, finalizou.

Segundo o então Secretário da Sedec, Luiz Carlos Rocha de Paula, a educação não se realiza somente dentro da escola. Ela ultrapassa os muros da mesma. “O jardim pedagógico é um bom exemplo para que outras escolas sigam”, propõe.


Busca de Notícias