Prefeito antecipa pagamento de dezembro do funcionalismo


Com 13º totalmente quitado, fato é inédito na história do município e promove importante injeção de recursos na economia da cidade.

Pela primeira vez na vida administrativa da prefeitura, os servidores municipais receberão antecipadamente o pagamento referente ao mês de dezembro. O prefeito Luís Álvaro autorizou o crédito do vencimento de todo o funcionalismo municipal no próximo dia 27, sexta-feira, bem antes das festividades da virada de ano. 'Priorizamos sempre o servidor e ele será sempre nosso objetivo maior' , destacou o prefeito Luís Álvaro, ao anunciar a medida. A valorização e o respeito com o funcionalismo municipal é uma das principais metas da atual gestão. Desde que assumiu o comando da prefeitura, em janeiro de 2017, Luís Álvaro vem pagando rigorosamente em dia o salário de todos os servidores e, em muitas vezes, até mesmo antes do quinto dia útil de cada mês. Esse adiantamento do vencimento é fato inédito na vida funcional da prefeitura. Tudo isso é fruto da importante reengenharia financeira implementada na prefeitura com corte de despesas, equacionamento entre receita e despesa e intenso planejamento gestorial.

 

13º foi integralmente quitado bem antes do prazo

Em meio a muitas dificuldades, os prefeitos de Minas estão enfrentando sérios problemas para quitar o 13º salário do funcionalismo. Com excessivas obrigações, as prefeituras se encontram num grande arrocho financeiro, onde as demandas são superiores as receitas.  Segundo estudos da Associação Mineira de Municípios – AMM, a grande maioria das cidades mineiras deve ter dificuldades para cumprir com a obrigação. Ano passado, somente 12,1% dos municípios mineiros pagaram o 13º em parcela única e quase 70% não conseguiram efetuar o pagamento no prazo legal. A previsão é de que esse ano o problema se repita. 

Em contrapartida, Barbacena é uma das raras exceções e já está com o pagamento do 13º do funcionalismo totalmente quitado, outro fato inédito nunca registrado na história do município. A primeira parte do benefício foi quitada com os servidores no dia 18 de outubro e a segunda parcela foi depositado no dia 19 de novembro. O prefeito Luís  Álvaro está satisfeito por ter honrado mais esse compromisso. 'Driblamos a crise e não podíamos deixar os funcionários sem o pagamento nessa hora de muitos gastos, como é o final de ano', frisou o prefeito, acrescentando que o município já vinha se preparando para pagar o 13° salário deste ano provisionando receita a cada mês. Além do pagamento antecipado do abono de Natal, a prefeitura anunciou também que depositou no dia 25 de novembro a última parcela do acordo firmado para quitar o 13° salário do ano de 2015. 'Apesar das enormes dificuldades e da gigantesca divida do governo de Minas com Barbacena, desde que assumimos a prefeitura estamos conseguindo manter os salários dos servidores rigorosamente em dia.', disse o prefeito Luís Álvaro. Com o pagamento antecipado do 13º salário, a prefeitura injetou mais de 12 milhões de reais extras na economia da cidade, promovendo o aquecimento de vários setores do comércio neste final de ano.

Segundo informações do G1, apenas as prefeituras de Bom Despacho, Nova Serrana, Arcos, Formiga, Piumhi e Itaúna já quitaram o abono dos servidores integralmente. Prefeituras maiores como é o caso de  BH, Juiz de Fora e Divinópolis ainda estão encontrando dificuldades para realizar o pagamento da segunda parcela.


Busca de Notícias