SETRAM entrega balanço anual positivo à população


Em 2019 o setor de trânsito de Barbacena deixou de ser Subsecretaria para tornar-se Secretaria Municipal de Trânsito e Mobilidade Urbana (SETRAM). Mesmo em ano de estruturação administrativa, no entanto, a SETRAM entrega um balanço anual positivo aos barbacenenses.

Neste ano, 1.544 novos veículos foram cadastrados junto ao município, dentre os quais 56% automóveis de passeio, 22% motocicletas e 22% outros (caminhões, micro-ônibus, etc.), totalizando 69.166 veículos regularizados. Todavia, graças ao empenho da Prefeitura Municipal, através da SETRAM, em garantir melhorias no trânsito e na mobilidade urbana, mesmo com o aumento da frota nas ruas, os índices de acidentes de trânsito reduziram, em comparação ao mesmo período do ano anterior, em aproximadamente 10%.

Para que isso fosse possível, 630 alvarás de interdição, eventos, obras e carga e descarga foram expedidos neste ano, garantindo que toda interrupção do trânsito em vias públicas estivesse devidamente autorizada, sinalizada e divulgada, através de parcerias do setor de comunicação com as mídias locais que possibilitaram que a população estivesse sempre a par de possíveis alterações.

Além disso, 220 ordens de serviço asseguraram que obras de aprimoramento e instalação de sinalização fossem executadas em toda a cidade. Dentre estas, destaca-se a mega operação na região do Pontilhão, a qual cinco das seis etapas propostas já foram concluídas em prol da segurança e da melhoria da mobilidade nos trechos atendidos.

O empenho no trabalho da Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Trânsito, se traduz também na conscientização dos condutores, que cometeram menos infrações neste ano em relação ao mesmo período de 2018. Embora as autuações mais cometidas tenham permanecido as mesmas: respectivamente, avançar sinal vermelho do semáforo, transitar em velocidade superior a máxima permitida em até 20%, deixar o condutor de usar o cinto de segurança, estacionar em desacordo com a regulamentação – vaga de carga/descarga, estacionar em local/horário proibido especificamente pela sinalização; o índice de incidência foi reduzido em até, aproximadamente, 30%, como nos casos de avanço ao sinal vermelho e transitar em velocidade superior a permitida.

O resultado da responsabilidade e comprometimento para com a população se reflete nos dados registrados pela Ouvidoria Geral do Município que constatou queda em torno de 50% dos índices de reclamações referentes ao trânsito e a mobilidade.

Sendo assim, a Prefeitura Municipal, através da SETRAM, se compromete a “fazer de 2020 um ano de continuidade aos trabalhos através do planejamento e execução de novas melhorias, com base nos dados estatísticos de áreas com maiores índices de acidentes na cidade e voltando maior atenção aos bairros, garantindo que a segurança e a mobilidade alcancem todos os cidadãos.” Afirma o Secretário de Trânsito – Samuel de Tarso.

A SETRAM deseja a todos um bom natal e um próspero ano novo, com a certeza de que trânsito e população seguirão caminhando lado a lado por um trânsito melhor no ano que se inicia.


Busca de Notícias