Barbacena ganha Centro de Atendimento aos Portadores de Câncer


Barbacena ganhou no final do ano o primeiro módulo do Centro de Atendimento Multiprofissional aos Portadores de Câncer Santa Terezinha. A solenidade de inauguração foi realizada no último dia 27 de dezembro, contou com a presença do prefeito Luís Álvaro, autoridades militares, civis, lideranças políticas, além de representantes dos principais setores de Saúde do Município, incluindo a secretária municipal de Saúde e Programas Sociais, Marcilene Dornelas, e membros do Conselho do Centro de  Atendimento. A unidade  entrou em funcionamento na quinta-feira, 2 de janeiro, funcionando na rua Honório Ferreira Armond, com via de acesso pela Alameda Dom Luciano Mendes de Almeida, no bairro Monsenhor Mário Quintão. 

Durante a solenidade de inauguração, o prefeito Luís Álvaro e a secretária de Saúde Marcilene Dornelas, juntamente com a diretoria do Centro de Atendimento Multiprofissional, assinaram um documento oficializando ao Município, em regime de comodato, a gestão da Instituição, objetivando o atendimento à população por meio do Sistema Único de Saúde (SUS).

“Eu entendo que a  entrega da gestão do Centro de Atendimento ao Município aconteceu num momento em que estamos com a saúde financeira da Prefeitura recuperada, com isso, conseguimos oferecer mais dignidade aos pacientes, evitando o deslocamento desnecessário para outros municípios para realizar o tratamento.  O Núcleo do Câncer tem um papel muito importante para a cidade, além de trazer redução de gastos para o Município, e com isso conseguimos promover uma saúde de qualidade, trazendo dignidade, conforto e carinho em um momento tão difícil para os pacientes”,  destacou o prefeito Luís Álvaro.

A secretária municipal de Saúde Marcilene Dornelas falou da qualidade dos serviços que serão prestados pelo Município, com a entrada em funcionamento do Centro de Atendimento: “É importante destacar que a gestão deste Centro funcionará de forma compartilhada, onde nós, Secretaria e Prefeitura, estaremos assumindo os custos com as pessoas e com o serviço assistencial em regime de comodato pelo prazo de 20 anos. Desta forma, estamos assumindo este compromisso, para que possamos prestar os melhores serviços na construção de um fluxo, para atender com qualidade todos os pacientes que estiverem no pré, durante ou após o tratamento oncológico”.

O primeiro módulo do Centro de Atendimento Multiprofissional aos Portadores de Câncer de Barbacena foi idealizado pelo vereador Amarílio Andrade, que é o presidente de Honra da Instituição. A unidade disponibilizará atendimento à  população com serviços de diagnóstico do câncer e encaminhamento do paciente a uma unidade hospitalar especializada, atendimento odontológico e psicológico, fisioterapeuta e nutricionista. Além disso, deslumbra-se a possibilidade de outros serviços serem implementados na instituição, no decorrer de seu funcionamento, todos em prol do portador de câncer.


Busca de Notícias