Cerest realiza evento sobre LER e Dort no Centro de Barbacena


A Prefeitura de Barbacena, através do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest), deu início, na última sexta-feira, dia 7, as atividades em alusão ao mês Prevenção às Lesões por Esforços Repetitivos (LER) e Distúrbio Osteomusculares Relacionados ao Trabalho (Dort). O evento, realizado na Praça dos Andradas, teve como finalidade alertar a população e chamar a atenção das autoridades sobre a importância de adotar cuidados e medidas preventivas contra lesões associadas à repetição de movimento: LER/Dort. 

Enquanto a LER é um conjunto de doenças causadas pela realização de atividades contínuas e repetitivas, Dort é o conjunto de doenças causadas por movimentos repetitivos durante a execução de um trabalho. Os dois problemas levam a lesões nas estruturas dos tendões, músculos e ligamentos. 

O Cerest Barbacena conta com a parceria da Diretoria de Comunicação Governamental, do Núcleo de Apoio a Saúde da Família (Nasf), Serviço de Água e Saneamento (SAS), Setor de Concessões da Prefeitura, Setor de Transporte da Secretaria Municipal de Saúde, Secretaria Municipal de Trânsito e Mobilidade Urbana (Setram) e do Grupo Rivelli. 

Durante o evento, foi feito divulgação dos serviços do Cerest, aferição de pressão arterial, determinação do índice de glicemia capilar, demonstração de técnicas de automassagem, distribuição de folders explicativos sobre LER/Dort, enfatizando seus sintomas e dicas de prevenção; e aplicação de Questionário Preditivo Quanto aos fatores de risco para LER/Dort.


Busca de Notícias