UBS e CEM recebem Dia D de prevenção à LER/Dort


A Prefeitura de Barbacena, através do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest) e o Núcleo de Apoio a Saúde da Família (Nasf), realizou na última segunda-feira, dia 10, o Dia D de Prevenção à Lesão por Esforço Repetitivo (LER) e Doença Osteomuscular Relacionada ao Trabalho (Dort). Eventos de Educação em Saúde com os temas LER/Dort e Cerest foram realizados nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e no Centro de Especialidades Multiprofissional (CEM). 

A prevenção é a melhor maneira de combater a LER/Dort e está relacionada com a constatação e eliminação dos fatores de risco, bem como através de medidas corretivas, tais como introdução de pausas para descanso, introdução ou programas de treinamento de prevenção individual, modificações no processo e na organização do trabalho, adequação do mobiliário, máquinas, dispositivos, equipamentos e ferramentas às características fisiológicas do trabalhador. 

Entre os fatores que contribuem para a ocorrência da LER/Dort estão a  repetitividade de um mesmo movimento, esforço e força, posturas inadequadas, invariabilidade da tarefa, choques e impactos, vibração, pressão e impactos, frio e fatores organizacionais (ritmo acelerado, jornada prolongada, pressão por metas). Todos estão relacionados com a intensidade, freqüência, duração e jornada de trabalho prolongada.


Busca de Notícias